Estudo sobre o estilo de ensino desenvolvido por professores nas aulas de Educação Física, em escolas públicas e privadas de Maringá - Paraná

  • Alceste Ramos Régio UNOESTE
  • Joaquim Martins Junior Cesumar
Palavras-chave: Escola, Professor, Metodologia, School, Teacher, Methodology

Resumo

O presente estudo, que trata do estilo de ensino praticado por professores nas aulas de Educação Física em escolas públicas e privadas de Maringá – PR pretende verificar a metodologia utilizada pelos professores nas aulas dessa disciplina. Desenvolve uma pesquisa descritiva com dezesseis professores, de ambos os sexos, que trabalham com turmas de 5ª a 8ª séries do Ensino Fundamental. O instrumento de pesquisa foi um questionário composto por sete questões fechadas e mistas. Os principais resultados demonstraram que o tipo de aula mais aplicado pelos professores nas escolas públicas e particulares é a iniciação esportiva, e também que estes utilizam muito pouco outros conteúdos sugeridos pela literatura como importantes para a formação dos alunos desse nível de ensino. Ao final, pôde-se concluir que as metodologias aplicadas pelos professores em ambos os tipos de ensino não diferem muito entre si e que as aulas com a utilização dos jogos coletivos e do treinamento desportivo prevalecem nas aulas de Educação Física escolar.

Biografia do Autor

Alceste Ramos Régio, UNOESTE
Mestrando em Educação na Universidade do Oeste Paulista – UNOESTE.
Joaquim Martins Junior, Cesumar
Docente do Departamento de Educação Física do Centro Universitário de Maringá – CESUMAR.
Publicado
2007-11-20
Seção
Artigos Originais