O PROCESSO DE LIRICIZAÇÃO DE UM SOPRO DE VIDA, DE CLARICE LISPECTOR

  • Diego Luiz Miiller Fascina Unicesumar - Centro Universitário de Maringá
Palavras-chave: Clarice Lispector, romance lírico, Um sopro de vida

Resumo

Este artigo objetiva investigar de que maneira se dá o encontro entre poesia e prosa romanesca em Um sopro de vida, texto póstumo de Clarice Lispector, e demonstrar como se processa o amalgamento das categorias da narrativa com os modos líricos, que resulta na hibridez do gênero narrativo romanesco ou, mais especificamente, no romance lírico. Inspirado nas teorias existencialistas, especialmente em Jean-Paul Sartre, o texto clariceano empreende uma indagação acerca do existir, tentando compreender a condição humana. Os questionamentos mais íntimos e as emoções mais profundas, por pertencerem à parte abissal do Ser-aí, não podem ser expressos pelo dizer comum, de modo que o narrador e Ângela Pralini assumem, então, um discurso poético-lírico, altamente sugestivo. Para viabilizar o trabalho de análise, são convocados alguns teóricos do assunto, tais como Ralph Freedman e Luzia Tofalini, além de estudiosos da obra clariceana.

Biografia do Autor

Diego Luiz Miiller Fascina, Unicesumar - Centro Universitário de Maringá
Graduação em Letras (2006-2010), pela UEM - Universidade Estadual de Maringá. Especialização em Letras com ênfase em História da Arte( 2010-2011), pela FAFIMAN - Fundação Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Mandaguari. Mestrado em Letras (Estudos Literários) (2011-2013), pela UEM - Universidade Estadual de Maringá. Doutorado em Letras (Estudos Literários) (2014-2018), pela UEM - Universidade Estadual de Maringá. Atualmente é professor mediador da Unicesumar. Áreas de atuação: Literatura brasileira e portuguesa, teoria e crítica literária, materialismo lacaniano, rock brasileiro, relações entre psicanálise e arte, construção de identidades.

Referências

BAKHTIN, M. Questões de literatura e de estética: a teoria do romance. Tradução de Aurora Fornoni Bernardini, Jose Pereira Junior, Augusto Goes Junior, Helena Spryndis Nazário e Homero Freitas de Andrade. São Paulo: Unesp, 1998.

FREEDMAN, R. La novela lírica: Hermann Hesse, Andre Gide y Virginia Woolf. Tradução de Jose Manuel Llorca. Barcelona: Barral editores, 1972.

GOULART, R. M. Romance lírico: o percurso de Vergílio Ferreira. Lisboa, Bertrand, 1990.

LINS, Á. Os mortos de sobrecasaca: ensaios e estudos (1940-1960). Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1963.

LISPECTOR, C. Um sopro de vida: pulsações. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1978.

LISPECTOR, C. Água viva. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1994.

MANZO, L. Era uma vez: eu – a não ficção na obra de Clarice Lispector. Curitiba: Xerox, 1997.

NUNES, B. O drama da linguagem: uma leitura de Clarice Lispector. São Paulo: Atica, 1995.

OLSON, R. Introdução ao existencialismo. Tradução de Djalma Forjaz Neto. São Paulo: Brasiliense, 1970.

SÁ, O de. Clarice Lispector: A travessia do oposto. São Paulo: Annablume, 1993.

SARTRE, J.P. O existencialismo e um humanismo. Tradução de Vergílio Ferreira. In: PESSANHA, J. A. M. (Coord.). Sartre. São Paulo: Abril Cultural, 1987.

TOFALINI, L. A. B. Romance lírico: o processo de “liricização” do romance de Raul Brandão. Maringá: Ed. da Eduem, 2013.

Publicado
2018-12-11