Uso de tecnologias digitais no ensino superior no período da pandemia: percepções dos estudantes

  • Olga Giovanna Cardoso Bizerra Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS
  • Daiani Damm Tonetto Riedner Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS https://orcid.org/0000-0003-1474-5102

Resumen

Este trabalho apresenta uma análise dos impactos do ensino remoto emergencial (ERE) na rotina de aprendizagem dos estudantes de graduação de uma instituição federal de ensino superior. O foco dessa pesquisa foi identificar e analisar os impactos do uso das tecnologias digitais durante o ensino remoto emergencial a partir das percepções dos estudantes sobre as atividades didáticas desenvolvidas nesse período. A metodologia da pesquisa foi baseada num estudo exploratório documental e bibliográfico e também foi aplicado um questionário com 18 questões para estudantes de graduação de cursos presenciais em relação às atividades acadêmicas do ano letivo de 2020. O trabalho dialoga com o cenário atual da educação e corrobora para as discussões acerca da necessidade de formação inicial e continuada para o uso de tecnologias digitais, bem como sobre os desafios impostos pela pandemia para manutenção das atividades didáticas no ensino superior público. Os resultados da pesquisa nos ajudam a enxergar o cenário do ensino remoto emergencial na instituição investigada, bem como traz à tona as principais dificuldades dos estudantes na sua rotina de estudos, bem como traz indicativos das dificuldades dos professores devido à pouca experiência de trabalho didático com uso de tecnologias digitais.

Biografía del autor/a

Olga Giovanna Cardoso Bizerra, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS
Pedagoga. Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Campo Grande (MS), Brasil
Daiani Damm Tonetto Riedner, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS
Doutora em Educação. Professora da Faculdade de Educação na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Campo Grande (MS), Brasil

Citas

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Publicado
2023-12-13
Sección
Artigos de Iniciação Científica