Reflexões Sobre o Radiodocumentário “Visão de Liberdade: Os Olhos de Quem não Pode Ver”: Da Proposta ao “Fazer”

  • Vinícius Durval Dorne Centro Universitário Cesumar (UniCesumar)
  • Eloíse Fernandes de Sousa Santos Centro Universitário Cesumar (UniCesumar)
  • Aline Boone Gonçalves Centro Universitário Cesumar (UniCesumar)
Palavras-chave: clusão Social, Penitenciária Estadual de Maringá (PEM), Projeto “Visão de Liberdade”, Radiodocumentário, Ressocialização

Resumo

O presente trabalho busca problematizar primeiramente a importância da mídia rádio para o cotidiano da sociedade para, então, discutir o gênero “radiodocumentário”. Posteriormente, relata os assuntos e etapas envolvidos na produção do radiodocumentário referente ao projeto “Visão de Liberdade”, desenvolvido desde 2004 pelo Centro de Apoio Pedagógico para Atendimento às Pessoas com Deficiência Visual de Maringá (CAP), da Secretaria de Educação do Paraná (SEED/PR), em parceria com a Penitenciária Estadual de Maringá (PEM). Considerando que o referido gênero radiofônico trabalha com a informação em profundidade, buscou-se retratar o projeto “Visão de Liberdade”, em que presidiários produzem materiais destinados a deficientes visuais das escolas públicas do Paraná e de outras regiões do Brasil, que também recebem atendimento do CAP, refletindo sobre os alcances e limitações dessa iniciativa. Desta forma, esta pesquisa ressalta o papel de destaque que o rádio ainda ocupa como meio de comunicação de massa, a importância do radiodocumentário dentro da prática jornalística e, fortemente, dar visibilidade ao projeto “Visão de Liberdade”, que serve como instrumento de (re)socialização e de promoção da dignidade humana de deficientes visuais e de pessoas privadas de liberdade.

Biografia do Autor

Vinícius Durval Dorne, Centro Universitário Cesumar (UniCesumar)
Doutor em Linguística e Língua Portuguesa pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP); Coordenador dos cursos de graduação em Jornalismo e Publicidade e Propaganda do Centro Universitário Cesumar (UNICESUMAR), Maringá (PR), Brasil.
Eloíse Fernandes de Sousa Santos, Centro Universitário Cesumar (UniCesumar)
Graduada em Jornalismo pelo Centro Universitário Cesumar (UNICESUMAR), Maringá (PR), Brasil.
Aline Boone Gonçalves, Centro Universitário Cesumar (UniCesumar)
Graduada em Jornalismo pelo Centro Universitário Cesumar (UNICESUMAR), Maringá (PR), Brasil.
Publicado
2015-11-18