Bens e produtos sob o referencial da arte: um estudo de caso

  • Maria Alexandra Palma Contar Grosso CESUMAR
  • Maria Lúcia Bertachini Nosella CESUMAR
  • Reginaldo Aparecido Carneiro CESUMAR
Palavras-chave: legitimação de produtos, sociedade do conhecimento, arte, marketing

Resumo

Sendo fato inconteste que a indústria de bens e serviços se utiliza da arte para "legitimar" seus produtos, a isso deve ser acrescentada a estratégia que visa agregar ao produto o valor de um singular objeto de arte. Ao estudar a legitimação. Numa sociedade do conhecimento ou pedagógica, como querem Serres, De Masi, Drucker e outro, o campo do administrador terá realmente se estendido aos limites visados por estes e outros autores? Os conhecimentos gerais que, somados aos específicos e indispensáveis, fazem do administrador um melhor administrador, já fazem parte integrante dos programas dos cursos de administração? O propósito deste trabalho é levantar dados sobre a consciência e qualificação de profissionais gerentes, demonstradores e vendedores, quanto às representações que catalogam, divulgam e vendem, e as implicações de prováveis desconhecimentos nesse nível, para os procedimentos de comercialização utilizados em revenda de produtos do tipo revestimento cerâmico. Pesquisa qualitativa e quantitativa com material para exame se dirige particularmente aos pisos e azulejos de indústrias selecionadas em revendas na cidade de Maringá - PR, procurando pôr em relevo o conhecimento ou desconhecimento do valor artístico presente nos produtos que se oferece.

Biografia do Autor

Maria Alexandra Palma Contar Grosso, CESUMAR
Discente do Curso de Administração do CESUMAR, Graduada em Letras anglo-Portuguesas e Especialista em Educação Fundamental na Arte.
Maria Lúcia Bertachini Nosella, CESUMAR
Docente do Curso de Administração do CESUMAR, Doutora. Orientadora.
Reginaldo Aparecido Carneiro, CESUMAR
Docente do Curso de Administração do CESUMAR, Mestre, Júnior. Co-orientador.
Publicado
2007-07-19
Seção
Artigos Originais