O SERVIÇO SOCIAL NO ÂMBITO DA EDUCAÇÃO MUNICIPAL: REFLEXÕES SOBRE O FAZER PROFISSIONAL EM TRÊS RIOS

  • Vanessa Soares UniRedentor
  • Jaqueline de Melo Barros UniRedentor

Resumen

Este trabalho procura investigar a política social de educação no Brasil, sobretudo durante o processo de redemocratização do país com a participação dos Movimentos Sociais. As legislações vigentes versam sobre a política de educação, principalmente a Lei de Diretrizes e Bases e os desafios postos em tempos neoliberais com a precarização dessa política social e o congelamento de investimentos. Diante disso, esse estudo se propõe analisar o trabalho da/do assistente social na Secretaria Municipal de Educação de Três Rios (RJ), além de apontar os desafios, os limites e as possibilidades para o desenvolvimento do trabalho do assistente social em equipe interdisciplinar de acordo com as leis que balizam a profissão e o exercício profissional. Tal pesquisa é fruto da observação participante do período de estágio supervisionado em Serviço Social.

Biografía del autor/a

Vanessa Soares, UniRedentor
Graduanda em Serviço Social do Centro Universitário Redentor, estagiária de Serviço Social da Prefeitura Municipal de Três Rios
Jaqueline de Melo Barros, UniRedentor
Doutoranda e Mestre em Serviço Social pela PUC/RJ. Docente do curso de Serviço Social – UniRedentor, Brasil.

Citas

ANTUNES, R. Adeus ao trabalho. Ensaio sobre as metamorfoses e a centralidade do mundo do trabalho, v. 7, 1995.

BEHRING, E. R. Brasil em contra-reforma: desestruturação do Estado e perda de direitos. São Paulo: Cortez, 2003.

BRASIL. Lei nº 8.662/1993 de regulamentação da profissão.

BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília: Senado Federal, 2008.

BRASIL. LDB: Lei de diretrizes e bases da educação nacional. 2ª ed. Brasília: Senado Federal, Coordenação de Edições Técnicas, 2018.

BRASIL. Lei nº 9.394, de 1996, que estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional.

CFESS. Conselho Federal de Serviço Social. Subsídios para a Atuação de Assistentes Sociais na Política de Educação. 3. Série Trabalho e Projeto Profissional nas Políticas Sociais. Brasília: CFESS, 2012.

PEREIRA, P. A. P. Necessidades humanas: subsídios à crítica dos mínimos sociais. São Paulo: Cortez, 2000.

RAICHELIS, R. O trabalho do assistente social na esfera estatal. In: CEFESS - Conselho Federal de Serviço Social. Serviço Social: direitos e competências. Brasília: CFESS/ABEPESS, 2009.

SPOSATI, A. Mínimos sociais e seguridade social: uma revolução da consciência da cidadania. Revista Serviço Social e Sociedade, São Paulo, v. 18, n. 55. nov. 1997.

Publicado
2020-12-21
Sección
Artigos Originais