BEM-ESTAR NA PANDEMIA DA COVID-19: UM ESTUDO COM PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS
Resumo
O bem-estar subjetivo é um tema que busca compreender como o indivíduo avalia a satisfação em sua vida, a qual considera aspectos pessoais, vivências, valores e expectativas. Este estudo teve como objetivo identificar o bem-estar subjetivo e a autonomia no home-office dos professores universitários em tempos de pandemia da COVID-19. Trata-se de um estudo transversal com abordagem quantitativa. A amostra de 54 docentes de uma Universidade Comunitária do Sul do Brasil foi gerada pela aplicação da Escala de Bem-Estar Subjetivo de Albuquerque e Tróccoli (2004). Ela esteve dividida em aspectos positivos, negativos e satisfação com a vida e foi acrescentada uma dimensão denominada autonomia no home-office em tempos de pandemia da COVID-19. Os resultados apontaram que a maioria dos docentes, ou seja, 68,51%, apresentou um moderado bem-estar subjetivo, sendo os aspectos negativos superiores aos positivos com 16,66% e 14,81%, respectivamente. Por fim, se observou elevada autonomia no home-office com 66,67% das respostas. Conclui-se, portanto, que esses achados, de certa forma, são satisfatórios, pois, percebe-se que, mesmo tendo os afetos negativos sido mais presentes do que os aspectos positivos do bem-estar subjetivo, os docentes pesquisados estão comprometidos e buscando desempenhar suas atividades da melhor forma possível. Para as instituições que estão tendo que se adaptar em vários aspectos, isso é um fator determinante, pois são as pessoas os bens ativos mais importantes de uma organização.Referências
ALBUQUERQUE, A.; TRÓCCOLI, B. T. Desenvolvimento de uma escala de bem-estar subjetivo. Psicologia: Teoria e Pesquisa, v. 20, n. 2, p. 153-164, 2004. Doi: 10.1590/S0102-37722004000200008
ARORA, A. K.; SRINIVASAN, R. Impact of pandemic Covid-19 on the teaching - learning process: a study of higher education teachers. Prabandhan: Indian Journal of Management, v. 13, n. 4, p. 43-56, 2020. Doi: 10.17010/pijom/2020/v13i4/151825
BARBETTA, P. A. Estatística aplicada às Ciências Sociais. 7. ed. Florianópolis: UFSC, 2007.
CACHIONI, .; et al. Bem-estar subjetivo e psicológico de idosos participantes de uma universidade aberta à terceira idade. Revista Brasileira de Geriatria e Gerontologia, v. 20, n. 3, p. 340-352, 2017. Doi: https://doi.org/10.1590/1981-22562017020.160179
CANTOR, N.; SANDERSON, C. A. Life task participation and wellbeing: The importance of taking part in daily life. In: KAHNEMAN, D.; DIENER, E.; SCHWARZ, N. (ed.). Well-being: the foundations of hedonic psychology. New York: Russell Sage Foundation, 1999.
CARNEIRO, L. L.; FERNANDES, S. R. P. Bem-estar pessoal nas organizações e lócus de controle no trabalho. Revista Psicologia - Organizações e Trabalho, v. 15, n. 3, p. 257-270, 2015. Doi: 10.17652/rpot/2015.3.599
CONSTANZO, E. S. et al. Mood and cytokine response to influenza virus in older adults. Journal of Gerontololy A Biological Sciences Medicine Scientific, p. 1328-1333, 2004. Doi:10.1093/gerona/59.12.1328
DEEG, D. J. H.; VAN ZONNEVELD, R. J. Does happiness lengthen life? The prediction of longevity in the elderly. In: VEENHOVEN, R. (ed.). How harmful is happiness? Consequences of enjoying life or not. Rotterdam: Universitaire Pers Rotterdam, 1989. p. 29-43.
DIENER, E.; OISHI, S.; TAY, L. Advances in subjective well-being research. Natural Human Behavior, v. 2, p. 253-260, 2018. Doi: 10.1038/s41562-018-0307-6
GUEST, D. E. Human resource management and employee well-being: towards a new analytic framework. Human Resource Management Journal, v. 27, n. 1, p. 22-38, 2017. Doi: 10.1111/1748-8583.12139
HAUBRICH, D. B.; FROEHLICH, C. Benefícios e desafios do home-office em empresas de tecnologia da informação. Revista Gestão & Conexões, v. 9, n. 1, p. 167-184, 2020. Doi: https://doi.org/10.13071/regec.2317-5087.2020.9.1.27901.167-184
HILLAGE, J. et al. Health and employment outcomes: data exploration. London: The National Archives, 2014.
LAGUE, J.; de Q. D.; GALLON, S.; CERUTTI, P. S. Bem-estar subjetivo de imigrantes senegaleses. Revista Eletrônica de Ciência Administrativa, v. 18, n. 2, p. 240-260, 2019. Doi: 10.21529/RECADM.2019010
LALL, S.; SINGH, N. COVID-19: unmasking the new face of education. International Journal of Research in Pharmaceutical Sciences, p. 11, n. 1, p. 48-53, 2020. Doi: 10.26452/ijrps.v11iSPL1.2122
MARTINS, G. A.; THEÓPHILO, C. R. Metodologia da investigação científica para ciências sociais aplicadas. São Paulo: Atlas, 2007.
MUNIZ, A. Home office na pandemia pode levar profissionais à exaustão. Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/sobretudo/carreiras/2020/04/home-office-na-pandemia-pode-levar-profissionais-a-exaustao.shtml. Acesso em: 03 maio 2020.
MYERS, D. G.; DIENER, E. The scientific pursuit of happiness. Perspectives on Psychological Science, v. 13, n. 2, p. 218-225, 2018. Doi: https://doi.org/10.1177/1745691618765171
OLIVEIRA, A. F.; GOMIDE JÚNIOR, S.; POLI, B. V. S. Antecedentes de bem-estar no trabalho: Confiança e políticas de gestão de pessoas. Revista de Administração Mackenzie, v. 21, n. 1, p. 1-26, 2020. Doi: https://doi.org/10.1590/1678-6971/eRAMD200105
OPAS. Organização Pan-Americana da Saúde. Folha informativa - Covid-19 (Doença causada pelo novo coronavírus). 2020. Disponível em: https://www.paho.org/pt/covid19. Acesso em: 04 abr. 2021.
PAZ, M. G. T. et al. Bem-estar pessoal nas organizações e qualidade de vida organizacional: o papel mediador da cultura organizacional. Revista de Administração Mackenzie, v. 21, n. 1, p. 1-37, 2020. Doi: https://doi.org/10.1590/1678-6971/eRAMD200105
ROBERTSON, I. et al. Resilience training in the workplace from 2003-2014: A systematic review. Journal of Occupational and Organizational Psychology, 88, n. 3, p. 533-562, 2015. Doi: 10.1111/joop.12120
ROSSONI, L. Covid-19: organizações, trabalho em casa e produção científica. Revista Eletrônica de Ciência Administrativa, v. 19, n. 2, p. 158-168, 2020. Doi: 10.21529/RECADM.2020ed2
SAMPAIO, T. A.; GOMIDE JÚNIOR, S.; OLIVEIRA, Á. F. Bem-estar no trabalho, gestão e justiça no trabalho em modelo mediacional. Revista Laborativa, v. 8, n. 1, p. 26-43, 2019.
SANTA CATARINA. Decreto nº 509, de 17 de março de 2020. Dá continuidade à adoção progressiva de medidas de prevenção e combate ao contágio pelo coronavírus (Covid-19) nos órgãos e entidades da administração pública estadual direta e indireta e estabelece outras providências. 2020a. Disponível em: https://leisestaduais.com.br/sc/decreto-n-509-2020-santa-catarina-da-continuidade-a-adocao-progressiva-de-medidas-de-prevencao-e-combate-ao-contagio-pelo-coronavirus-covid-19-nos-orgaos-e-nas-entidades-da-administracao-publica-estadual-direta-e-indireta-e-estabelece-outras-providencias. Acesso em: 10 mar. 2021.
SANTA CATARINA. Decreto nº 525, de 23 de março de 2020. Dispõe sobre novas medidas para enfrentamento da emergência de saúde pública de importância internacional decorrente do coronavírus e estabelece outras providências. 2020b. Disponível em: https://www.sc.gov.br/images/DECRETO_525.pdf. Acesso em: 11 mar. 2021.
SHAUGHNESSY, J. J.; ZECHMEISTER, E. B.; ZECHMEISTER, J. S. Métodos de Investigación en Psicología. 7. ed. México: McGraw-Hill Interamericana, 2007.
SUN, Q. et al. Lower mortality of COVID-19 by early recognition and intervention: experience from Jiangsu Province. Annals of Intensive Care, v. 10, n. 33, p. 1-4, 2020. Doi: 10.1186/s13613-020-00650-2
TASCHETTO, M.; FROEHLICH, C. Teletrabalho sob a perspectiva dos profissionais de recursos humanos do Vale do Sinos e Paranhana no Rio Grande do Sul. Revista de Carreiras e Pessoas, v. 9, n. 3, p. 349-375, 2019. Doi: 10.20503/recape.v9i3.39652
VERGARA, S. C. Projetos e relatórios de pesquisa em administração. São Paulo: Atlas, 1998.
Copyright (c) 2021 Iniciação Científica Cesumar
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License. A Revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com o intuito de manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As opiniões emitidas pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade.
Juntamente com o e-mail de aceite (para casos de aprovação) será encaminhado modelo da Carta de Direitos Autorais que deverá conter o nome completo dos autores, bem como dados de documentos pessoais e assinada por todos os autores e coautores envolvidos no trabalho.
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution CC-BY-NC que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.