O espaço e o tempo regido pelos céus em perspectivas Indígenas

Palavras-chave: Etnomatemática, Educação Escolar Indígena, Decolonialidade, Tempo e Espaço

Resumo

Este estudo teve como objetivo discutir saberes outros relacionados ao tempo e ao espaço a partir de produções de autoria de professores indígenas, em materiais voltados para as escolas indígenas. A partir desse estudo, pretendeu-se adentrar em outros campos epistemológicos, com a finalidade de discutir a questão dos saberes indígenas como forma de luta pela preservação e manutenção das práticas e saberes culturais. Esse movimento propõe um processo de decolonialidade dos saberes, ou seja, afirmação dos conhecimentos, culturas e saberes provenientes de fontes diferentes das produzidas no ocidente. Desse modo, o estudo procura trazer tanto problematizações sobre a educação escolar indígena brasileira e o papel de movimentos de resistência, como a Etnomatemática, em seu ensino, como também a divulgação da produção de autoria desenvolvida por professores indígenas. Devido à grande quantidade de povos, cada um com sua especificidade e estabelecidos em diferentes estados, os materiais trazidos pela pesquisa retratam narrativas e conhecimentos de diversos povos indígenas, mostrando ainda mais a grande riqueza que essas comunidades possuem.

Biografia do Autor

Lucas Velloso Blanco, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
ID do Lattes - 1389503365758223
Jackeline Rodrigues Mendes, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
ID do Lattes - 6273575161868012 E-mail - ndanda10@gmail.com; rodrigues@mpc.com.br

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Publicado
2022-12-26
Seção
Artigos de Iniciação Científica