Modelagem Probabilística do Tempo de Vida dos Transformadores de Distribuição Elétrica do Estado da Bahia
Palavras-chave:
Análise de Sobrevivência, Transformadores de Distribuição, Estatística MultivariadaResumo
A modelagem do tempo de vida de equipamentos e sistemas através das técnicas de análise de sobrevivência possui importância significativa em estudos de confiabilidade e de impacto ambiental. No presente estudo foi realizada a modelagem do tempo de vida dos transformadores de distribuição do estado da Bahia, além da construção de modelos de regressão para avaliação das características construtivas com maior impacto no tempo de vida destes equipamentos. O tempo de vida médio estimado para os transformadores foi de 10,4 anos, tendo a distribuição de Weibull apresentado a melhor aderência aos dados experimentais. O modelo de regressão proposto indicou que o número de fases dos transformadores é a característica estrutural de maior relevância para o tempo de vida. Ao fim são propostos sugestões para futuros trabalhos com foco em análise de ciclo de vida e que considerem a natureza complexa dos dados climáticos para modelagem do tempo de vida dos equipamentos em questão.Downloads
Arquivos adicionais
- FIGURA 1 Curva de sobrevivência não paramétrica para os transformadores instalados entre 1946 e 2010.
- FIGURA 2 Avaliação gráfica do ajuste das distribuições de probabilidade log-logística (a), de Weibull (b) e lognormal (c).
- FIGURA 3 Curva de sobrevivência dos transformadores instalados após 1999 (a) e dos transformadores instalados antes de 1999 (b).
- FIGURA 4 Curvas de sobrevivência (acima) e funções de taxa de falha (abaixo) para diferentes tipos de transformadores.
- FIGURA 5 Resíduos de Cox-Snell do modelo ajustado.
- FIGURA 6 Gráfico dos resíduos do tipo deviance.
Publicado
2013-06-12
Como Citar
Aguiar Filho, A. M. de, & Oliveira Esquerre, K. P. (2013). Modelagem Probabilística do Tempo de Vida dos Transformadores de Distribuição Elétrica do Estado da Bahia. Iniciação Científica Cesumar, 15(1). Recuperado de https://periodicos.unicesumar.edu.br/index.php/iccesumar/article/view/2878
Edição
Seção
Artigos Originais
Licença
A Revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com o intuito de manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As opiniões emitidas pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade.Juntamente com o e-mail de aceite (para casos de aprovação) será encaminhado modelo da Carta de Direitos Autorais que deverá conter o nome completo dos autores, bem como dados de documentos pessoais e assinada por todos os autores e coautores envolvidos no trabalho.
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution CC-BY-NC que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.