Atitudes filosóficas na iniciação científica: breves considerações e reflexões

  • Rubem Almeida Mariano Cesumar
Palavras-chave: filosofia, iniciação científica, ciência, vida, ética

Resumo

O presente artigo tem como objetivo fazer breves considerações e reflexões sobre a formação básica dos novos pesquisadores na Iniciação Científica. Esse trabalho, por sua vez, nasceu da seguinte preocupação: será que a formação científica que se tem na iniciação prepara novos pesquisadores que levem em conta a vida e sua preservação. A partir dessa preocupação, elaborou-se o seguinte problema: quais as atitudes necessárias que os novos pesquisadores têm de ter, em sua prática na iniciação científica, para a produção de novos conhecimentos que vislumbrem a vida, suas mais diversas formas e sua preservação? Este artigo buscou apresentar, de forma breve, as contradições do fazer ciência, que se dá na realidade de maneira conflituosa entre vida e morte, benefícios e malefícios à humanidade, bem como apresentar quatro atitudes filosóficas que se julga servirem para formação do iniciante à pesquisa científica, contribuindo, assim, para um perfil crítico e humanístico. As atitudes foram as seguintes: radicalidade, rigorosidade, totalidade e criticidade. Ressaltou, ainda, a ética da responsabilidade como imprescindível na fundamentação dessas atitudes com vistas ao bem maior, a vida e suas mais diversas manifestações.

Biografia do Autor

Rubem Almeida Mariano, Cesumar
Teólogo, Filósofo, Mestre em Ciência da Religião pela Universidade Metodista de São Paulo. Professor de Filosofia e Membro da Comissão Organizadora do 1º Encontro de Produção Científica da FAIMAR - CESUMAR.
Publicado
2007-07-09
Seção
Artigos Originais