A rotulagem ambiental no agronegócio

  • Vinícius Valim Pereira Universidade Federal do Paraná – UFPR
  • Rebeca Morato Mangualde Lifesys Informática
Palavras-chave: Marketing, Selo Verde, Sustentabilidade.

Resumo

O Brasil possui vantagens competitivas em relação a outros países, para produção agrícola e pecuária. O ritmo de crescimento do agronegócio brasileiro e sua posição no cenário mundial como o maior exportador de álcool, açúcar, café, suco de laranja, soja, carne bovina e carne de frango tem incomodado e chamado a atenção de vários países. As práticas sustentáveis tornaram-se tendência entre países importadores, como um dos motivos para a adoção de melhores práticas de produção pelo agronegócio brasileiro. O consumidor quer adquirir bons produtos, pagando o mínimo possível e se preocupa ainda com o impacto ambiental da produção, com as condições de transporte e de vida dos animais. Objetivou-se com este trabalho demonstrar a importância de práticas responsáveis de produção e sua correta comunicação aos públicos-alvo, através de pesquisa bibliográfica sobre o setor. Pôde-se concluir que a iniciativa de empresas do setor da pecuária em se tornar companhias neutras em termos de emissão de carbono, despejo de resíduos no meio ambiente, manejo correto de pastagens e em ajudar os clientes e os funcionários a adotarem um modo de vida saudável é um compromisso que não beneficia apenas a própria atividade, mas incentiva as práticas em toda a cadeia produtiva. A rotulagem ambiental é um instrumento que objetiva oferecer informações aos consumidores para a distinção dos diferentes produtos existentes no mercado, relacionado ao impacto que estes causam ao meio ambiente. Como estratégia de comunicação de práticas responsáveis, a rotulagem verde para a pecuária pode ser positiva e proporcionar um valor agregado ao produto final.

Biografia do Autor

Vinícius Valim Pereira, Universidade Federal do Paraná – UFPR
Mestre em Zootecnia pela Universidade Federal de Viçosa – UFV; Pós-Graduando em Agronegócios pela Universidade Federal do Paraná – UFPR. E-mail: viniciusvalim@hotmail.com
Rebeca Morato Mangualde, Lifesys Informática
Graduada em Comunicação Social pela Universidade Federal de Viçosa – UFV; Gerente de Comunicação e Marketing da Lifesys Informática. E-mail: rbr.rebeca@yahoo.com.br
Publicado
2011-03-29
Seção
Agronegócio