O Uso de Biodigestores em Pequenas e Médias Propriedades Rurais com Ênfase na Agregação de Valor: Um Estudo de Caso na Região Noroeste do Rio Grande do Sul

  • Rodrigo Barichello Universidade Federal de Santa Catarina
  • Ronaldo Hoffmann Universidade Federal de Santa Maria
  • Suzane Orte Cardoso da Silva Universidade Comunitária da Região de Chapecó/UNOCHAPECO
  • Moacir Francisco Deimling Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
  • Nelson Casarotto Filho Universidade Federal de Santa Catarina
Palavras-chave: Biodigestores Aplicados à Suinocultura, Biogás na Geração de Energia Elétrica, MDL e Suinocultura

Resumo

A partir da vigência do Protocolo de Kyoto houve um interesse renovado pela tecnologia dos biodigestores. Como eles permitem uma redução na emissão de gases do efeito estufa, em relação a outros métodos de tratamento de dejetos, a sua implantação pode permitir a comercialização de créditos de carbono, resultando em valores monetários. O presente trabalho tem como objetivo analisar o processo de disseminação desta tecnologia na Microrregião de Santa Rosa, situada na Mesorregião do Noroeste riograndense, impulsionada, especialmente, por empresas privadas. O presente estudo revelou que 33,33% dos equipamentos instalados encontram-se desativados. Estudou-se o perfil das propriedades que possuem estes equipamentos instalados, além de uma análise das possíveis dificuldades encontradas pelos proprietários rurais, no sentido de implantação e utilização dessa tecnologia, verificando-se a contribuição dos biodigestores, referente à questão energética e minimização da poluição do meio ambiente nessas áreas. Através da revisão da literatura existente e aplicação de questionários, foram levantadas diversas informações acerca da instalação de biodigestores, observando se contribuem como alternativa de agregação de valor às propriedades criadoras e como alternativa viável para a solução dos problemas ambientais envolvidos no processo.

Biografia do Autor

Rodrigo Barichello, Universidade Federal de Santa Catarina
Doutorando em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catariana; Docente Titular da Área de Ciências Sociais e Aplicadas da Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECO)
Ronaldo Hoffmann, Universidade Federal de Santa Maria
Doutor em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS); Docente Titular da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
Suzane Orte Cardoso da Silva, Universidade Comunitária da Região de Chapecó/UNOCHAPECO
Graduanda em Administração; Bolsista da Modalidade Iniciação Científica, do Fundo de Apoio à Pesquisa da Unochapecó (PIBIC/FAPE)
Moacir Francisco Deimling, Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
Doutor em Engenharia de Produção (PPGEP/UFRGS); Docente da Universidade Federal da Fronteira Sul
Nelson Casarotto Filho, Universidade Federal de Santa Catarina
Doutor em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC); Docente Associado (estatutário) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
Publicado
2015-08-03
Seção
Agronegócio