<b>Produção de Biodiesel a Partir de Óleo Bruto de Soja Extraído com Etanol

  • Filipe Alonso Saad ESALQ-USP
  • Marisa Aparecida Bismara Regitano-d’Arce ESALQ-USP
  • Celso Tomazin Júnior ESALQ-USP
  • Thaís Maria Ferreira de Souza Vieira ESALQ-USP
  • Érico Rolim de Mattos ESALQ-USP
Palavras-chave: Biodiesel, Etanol, Óleo de soja, ethanol, soybean oil.

Resumo

O trabalho teve o objetivo de identificar as condições de determinação e obtenção de óleo de soja, extraído com etanol anidro (99 v/v %), para a transesterificação direta e produção de biodiesel. Foi adotado um procedimento de extração de óleo vegetal em escala de laboratório que permitiu atingir a formação das duas miscelas, uma rica e uma pobre em óleo. A partir da recuperação do etanol na miscela rica, obteve-se óleo de soja, o qual participou da reação de transesterificação, servindo como matéria-prima para obtenção do biodiesel.

Biografia do Autor

Filipe Alonso Saad, ESALQ-USP
Graduando em Engenharia Agronômica do Departamento de Agroindústria, Alimentos e Nutrição da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” – ESALQ-USP.
Marisa Aparecida Bismara Regitano-d’Arce, ESALQ-USP
Docente Titular do Departamento de Agroindústria, Alimentos e Nutrição da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” – ESALQ-USP.
Celso Tomazin Júnior, ESALQ-USP
Mestrando do Departamento de Agroindústria, Alimentos e Nutrição da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz”– ESALQ-USP.
Thaís Maria Ferreira de Souza Vieira, ESALQ-USP
Docente Doutora do Departamento de Agroindústria, Alimentos e Nutrição da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” – ESALQ-USP.
Érico Rolim de Mattos, ESALQ-USP
Graduando em Engenharia Agronômica do Departamento de Agroindústria, Alimentos e Nutrição da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz– ESALQ-USP.
Publicado
2008-08-13
Seção
Agronegócio