A contribuição do marketing socioambiental nas organizações

  • José Carlos de Jesus Lopes Centro Universitário de Maringá – CESUMAR
  • Andréia Eloísa Ferreira da Silva Faculdade Maringá
  • Cleversson Cavalcante Bonduqui Faculdade Maringá
  • Glaucia Bonin Faculdade Maringá
  • Luciane Kümpel Faculdade Maringá
Palavras-chave: Sustentabilidade, Responsabilidade socioambiental das empresas, Marketing ambiental, Sustainability, Socio-environmental responsibility of companies, environmental Marketing.

Resumo

No cenário competitivo em que as organizações estão inseridas, estas estão sendo pressionadas, de forma cada vez mais constante, a buscar inovações e/ou melhoramentos no modo de produzir os seus bens e serviços de forma ecologicamente sustentável e com justiça social para atender às renovadas exigências dos consumidores-cidadãos socioambientalmente responsáveis. Diante deste entendimento, entende-se que as organizações podem utilizar-se do marketing socioambiental como uma ferramenta estratégica para comunicar aos Stakeholders o quanto elas estão sensíveis às questões socioambientais. Diversos estudos, alguns dos quais fundamentam este artigo, postulam que, ao utilizar-se das ferramentas do marketing socioambiental, a organização poderá adquirir a imagem de uma empresa ecologicamente responsável e socialmente justa, que a tornará diferente das demais concorrentes do seu segmento. Deste cenário de oportunidades surge o objetivo desta pesquisa, que é analisar os efeitos da aplicação do marketing socioambiental na gestão global das organizações, principalmente daquelas que já desenvolvem algum programa de responsabilidade social. Para atingir o objetivo proposto, os autores deste trabalho fundamentaram-se numa ampla revisão das bibliografias que tratam da consciência social e ambiental e da demanda dos bens e serviços ecologicamente corretos, produzidos por empresas que buscam potencializar a justiça social e o equilíbrio dos recursos naturais ainda disponíveis no planeta.

Biografia do Autor

José Carlos de Jesus Lopes, Centro Universitário de Maringá – CESUMAR
Doutor em Meio Ambiente e Desenvolvimento pela Universidade Federal do Paraná – UFPR; Docente do Centro Universitário de Maringá – CESUMAR, da Faculdade Adventista Paranaense – FAP e da Faculdade Maringá. Docente de Cursos de Pós-graduação de diversas Instituições de alguns estados brasileiros.
Andréia Eloísa Ferreira da Silva, Faculdade Maringá
Discente da disciplina Gestão Ambiental, do Curso de Graduação da Faculdade Maringá.
Cleversson Cavalcante Bonduqui, Faculdade Maringá
Discente da disciplina Gestão Ambiental, do Curso de Graduação da Faculdade Maringá.
Glaucia Bonin, Faculdade Maringá
Discente da disciplina Gestão Ambiental, do Curso de Graduação da Faculdade Maringá.
Luciane Kümpel, Faculdade Maringá
Discente da disciplina Gestão Ambiental, do Curso de Graduação da Faculdade Maringá.
Publicado
2008-08-13
Seção
Meio Ambiente