A contribuição do marketing socioambiental nas organizações
Palavras-chave:
Sustentabilidade, Responsabilidade socioambiental das empresas, Marketing ambiental, Sustainability, Socio-environmental responsibility of companies, environmental Marketing.
Resumo
No cenário competitivo em que as organizações estão inseridas, estas estão sendo pressionadas, de forma cada vez mais constante, a buscar inovações e/ou melhoramentos no modo de produzir os seus bens e serviços de forma ecologicamente sustentável e com justiça social para atender às renovadas exigências dos consumidores-cidadãos socioambientalmente responsáveis. Diante deste entendimento, entende-se que as organizações podem utilizar-se do marketing socioambiental como uma ferramenta estratégica para comunicar aos Stakeholders o quanto elas estão sensíveis às questões socioambientais. Diversos estudos, alguns dos quais fundamentam este artigo, postulam que, ao utilizar-se das ferramentas do marketing socioambiental, a organização poderá adquirir a imagem de uma empresa ecologicamente responsável e socialmente justa, que a tornará diferente das demais concorrentes do seu segmento. Deste cenário de oportunidades surge o objetivo desta pesquisa, que é analisar os efeitos da aplicação do marketing socioambiental na gestão global das organizações, principalmente daquelas que já desenvolvem algum programa de responsabilidade social. Para atingir o objetivo proposto, os autores deste trabalho fundamentaram-se numa ampla revisão das bibliografias que tratam da consciência social e ambiental e da demanda dos bens e serviços ecologicamente corretos, produzidos por empresas que buscam potencializar a justiça social e o equilíbrio dos recursos naturais ainda disponíveis no planeta.
Publicado
2008-08-13
Edição
Seção
Meio Ambiente
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Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizado pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. São permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualquer meio ou formato) e adaptação (remixar, transformar, e criar a partir do trabalho, mesmo para fins comerciais), desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.
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