Os Principais Benefícios da Atividade Apícola e os Entraves para seu Desenvolvimento no Estado de Mato Grosso do Sul

  • Victor Fraile Sordi Universidade Federal da Grande Dourados – UFGD
  • Madalena Maria Schlindwein Universidade Federal da Grande Dourados – UFGD
Palavras-chave: Abelhas, Gargalos, Mel, Sustentabilidade

Resumo

É crescente a preocupação com atividades produtivas sustentáveis que, simultaneamente, melhorem as condições de vida das populações e conservem o meio ambiente. A apicultura neste cenário surge como uma alternativa de atividade produtiva sustentável. Este artigo propõe discutir os principais benefícios da atividade apícola e identificar os possíveis entraves para o desenvolvimento da atividade no estado de Mato Grosso do Sul, e para atingir tal objetivo, foram utilizadas entrevistas com indivíduos inseridos na atividade. Os resultados apontaram uma série de benefícios potenciais, tanto na esfera econômica, como nas esferas social e ambiental. No entanto, o que limita a maior utilização desses benefícios são entraves como a desqualificação técnica dos recursos humanos inseridos na atividade e a falta de apoio e incentivo por parte do poder público.

Biografia do Autor

Victor Fraile Sordi, Universidade Federal da Grande Dourados – UFGD
Mestrando em Agronegócios pela Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Economia - FACE da Universidade Federal da Grande Dourados – UFGD, Dourados, MS, Brasil.
Madalena Maria Schlindwein, Universidade Federal da Grande Dourados – UFGD
Docente do curso de Pós-Graduação em Agronegócios na Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Economia - FACE da Universidade Federal da Grande Dourados – UFGD, Dourados, MS, Brasil
Publicado
2014-01-08
Seção
Agronegócio