PADRÃO DE ESPECIALIZAÇÃO DO COMÉRCIO INTERNACIONAL AGRÍCOLA BRASILEIRO: UMA ANÁLISE POR MEIO DE INDICADORES DE COMPETITIVIDADE

  • Mygre Lopes da Silva Bacharel em Ciências Econômicas, doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). E-mail: mygrelopes@gmail.com.
  • Alison Geovani Schwingel Franck Bacharelando em Ciências Contábeis pela UFSM e bolsista de iniciação científica do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). E-mail: alischfranck@hotmail.com.
  • Rodrigo Abbade da Silva Bacharel em Ciências Econômicas, mestrando do PPGA da UFSM. E-mail:abbaders@gmail.com.
  • Daniel Arruda Coronel Doutor em Economia Aplicada, professor Adjunto do PPGA, diretor da editora da UFSM e bolsista de produtividade do CNPq. E-mail: daniel.coronel@uol.com.br. Homepage: www.daniel.coronel.com.br.
Palavras-chave: Exportações, Brasil, Setor agrícola

Resumo

Este trabalho buscou analisar o padrão de especialização do comércio internacional do setor agrícola brasileiro, identificando os setores produtivos mais dinâmicos, no período entre 1999 e 2014. Para isso, calcularam-se os indicadores de Taxa de Cobertura das Importações (TC), de Comércio Intraindústria (CII) e de Concentração Setorial das Exportações (ICS). Os dados foram coletados no Sistema de Análise de Informações do Comércio Exterior (Alice Web). Os resultados indicaram que, apesar de o país apresentar pauta exportadora agrícola relativamente diversificada, esta continua a ser competitiva predominantemente nos setores de suco de laranja, açúcar e frango. A partir disso, é possível inferir que os setores especializados no comércio internacional são aqueles que apresentam vantagens comparativas convencionais.

Biografia do Autor

Mygre Lopes da Silva, Bacharel em Ciências Econômicas, doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). E-mail: mygrelopes@gmail.com.
Bacharel em Ciências Econômicas, doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). E-mail: mygrelopes@gmail.com.
Alison Geovani Schwingel Franck, Bacharelando em Ciências Contábeis pela UFSM e bolsista de iniciação científica do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). E-mail: alischfranck@hotmail.com.
Bacharelando em Ciências Contábeis pela UFSM e bolsista de iniciação científica do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). E-mail: alischfranck@hotmail.com.
Rodrigo Abbade da Silva, Bacharel em Ciências Econômicas, mestrando do PPGA da UFSM. E-mail:abbaders@gmail.com.
Bacharel em Ciências Econômicas, mestrando do PPGA da UFSM. E-mail:abbaders@gmail.com.
Daniel Arruda Coronel, Doutor em Economia Aplicada, professor Adjunto do PPGA, diretor da editora da UFSM e bolsista de produtividade do CNPq. E-mail: daniel.coronel@uol.com.br. Homepage: www.daniel.coronel.com.br.
Doutor em Economia Aplicada, professor Adjunto do PPGA, diretor da editora da UFSM e bolsista de produtividade do CNPq. E-mail: daniel.coronel@uol.com.br. Homepage: www.daniel.coronel.com.br.
Publicado
2018-06-29
Seção
Agronegócio