UTILIZAÇÃO DA CINZA LEVE E PESADA DO BAGAÇO DE CANA-DE-AÇÚCAR COMO ADITIVO MINERAL NA PRODUÇÃO DE BLOCOS DE CONCRETO PARA PAVIMENTAÇÃO

Autores/as

  • Sergio Tunis Martins Filho Universidade Estadual de Maringá
  • Carlos Humberto Martins Universidade Estadual de Maringá, Departamento de Engenharia Civil

DOI:

https://doi.org/10.17765/2176-9168.2017v10n4p1205-1224

Palabras clave:

Cinzas do bagaço de cana-de-açúcar, Aditivo mineral, Bloco de concreto intertravado.

Resumen

A produção excessiva de resíduos agroindustriais sem solução adequada é uma realidade no Brasil, merecendo destaque as usinas sucroalcooleiras, que produzem quantidades consideráveis de cinzas provenientes da queima do bagaço da cana-de-açúcar, utilizado para cogeração de energia elétrica. Sabe-se que o setor da construção civil demanda alta quantidade de materiais cada vez mais escassos e oriundos de processos produtivos com grande geração de gases do efeito estufa. Porém o setor demonstra ter grande potencial para absorver os mais diferentes tipos de resíduos. Objetivou-se investigar a potencialidade de utilização de cinzas provenientes da queima do bagaço de cana-de-açúcar como substituto parcial do agregado miúdo e do aglomerante para produção de concreto utilizado na confecção de blocos para pavimentação, verificando-se a resistência à compressão, abrasão, absorção de água e MEV. Os teores de substituição nos traços foram fixados em 25% de cinza pesada pelo agregado miúdo e em até 10% de cinza leve pelo cimento Portland. Para tal, foi realizada a caracterização dos materiais por meio de ensaios físicos e de atividade pozolânica. Verificou-se que uma substituição de 25% de agregado miúdo por cinza pesada e de 2,5% de cimento Portland por cinza leve atendeu às recomendações da ABNT NBR 9781:2013.

Biografía del autor/a

Sergio Tunis Martins Filho, Universidade Estadual de Maringá

Professor na Universidade Estadual de Maringá (UEM) no Departamento de Engenharia Civil. Participou de projetos de pesquisa com bolsa Fundação Araucária/UEM e CAPES, atuando na área de novos materiais para construção civil. Pesquisa sobre as potencialidade da Cinza do Bagaço de Cana-de-açúcar e sua inserção no concreto; Análise do ciclo de vida-LCA; Infraestrutura e Meio urbano; Resistência dos Materiais. Atualmente é Doutorando em Engenharia de Construção Civil pela UFPR na área de materiais e estruturas.

Carlos Humberto Martins, Universidade Estadual de Maringá, Departamento de Engenharia Civil

Engenheiro Civil formado pela USP-São Carlos em 1995 com Mestrado (1998) e Doutorado (2001) em Engenharia de Estruturas pela mesma instituição. Atuou como professor e pesquisador na UNIVAP por 5 anos, onde também foi coordenador do curso de Engenharia Civil durante 3 anos. Atualmente é professor asssociado e pesquisador na Universidade Estadual de Maringa-UEM. Atua na área de análise estrutural com foco em estruturas metálicas, modelagem númerica com elementos finitos e também pesquisas relacionadas ao desenvolvimento novos materiais sustentáveis para a construção civil. Professor Orientador do Programa de Pós Graduação em Engenharia Urbana (PEU) da UEM e do Programa de Pós Graduação em Engenharia Civil (PCV) da UEM. Já participou de diversos congressos nacionais e internacionais. Atua também como Avaliador de Cursos de Graduação e Avaliador Institucional e do sistema BASIS/INEP do Governo Federal. É avaliador de cursos de engenharia civil pela Comissão Especial de Avaliação da Educação Superior do Sistema Estadual de Educação do Paraná da SETI (Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Estado do Paraná). É elaborador e revisor de itens do Banco Nacional de Itens (BNI) do ENADE para os cursos de engenharia civil. É Bolsista Produtividade de Pesquisa da Fundaçao Araucária do Estado do Paraná

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Publicado

2017-12-12

Cómo citar

Martins Filho, S. T., & Martins, C. H. (2017). UTILIZAÇÃO DA CINZA LEVE E PESADA DO BAGAÇO DE CANA-DE-AÇÚCAR COMO ADITIVO MINERAL NA PRODUÇÃO DE BLOCOS DE CONCRETO PARA PAVIMENTAÇÃO. Revista Em Agronegócio E Meio Ambiente, 10(4), 1205–1224. https://doi.org/10.17765/2176-9168.2017v10n4p1205-1224

Número

Sección

Meio Ambiente