Rede Brasil Rural: Inovação no Contexto da Agricultura Familiar

  • Clesiane de Oliveira Carvalho Universidade Federal de Lavras - UFLA
  • Antonio Carlos dos Santos Universidade Federal de Lavras - UFLA
  • Glauco Rodrigues Carvalho EMBRAPA - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária / Gado de Leite
Palavras-chave: Agricultura Familiar, Comercialização Agrícola, Comercialização Eletrônica, Rede Brasil Rural

Resumo

A agricultura familiar representa um segmento de grande importância econômica e social para o meio rural brasileiro. Devido a essa importância, observa-se um crescente interesse do governo por esse segmento, que se materializa em forma de políticas públicas. Dessa forma, em 2011, o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) criou o Programa Rede Brasil Rural, uma ferramenta virtual que visa facilitar o contato entre as cooperativas e associações de produtores rurais e os fornecedores de insumos, a logística de transporte e os consumidores públicos e privados. O principal objetivo da rede é auxiliar na comercialização, seja dos insumos necessários à produção, seja dos produtos procedentes da agricultura familiar através de uma plataforma eletrônica. O propósito do Programa Rede Brasil Rural é inserir novos conceitos e ampliar o limite geográfico de comercialização para o segmento através do comércio eletrônico. O objetivo desse estudo é escrever os mecanismos de funcionamento da Rede Brasil Rural, as medidas adotadas pelo governo para implantação do programa, os principais parceiros, as Contribuições que a rede proporcionará à agricultura familiar, além dos desafios a serem superados. Rural Brazil Net Work: Innovation Within The Family Agriculture Context ABSTRACT: Family agriculture is a segment of high economic and social importance for the Brazilian rural region. There is an increasing interest by the government manifested in public policies. The Ministry of Agrarian Development established in 2011 the Rural Brazil Network Program, a virtual tool that facilitates contact between cooperatives and associations of rural producers, suppliers, transport logistics and public and private consumers. The network´s main aim is the commercialization of required production supplies and of products produced by family agriculture through an electronic platform. Rural Brazil Network Program inserts new concepts and amplifies the geographical limit of commercialization for the segment through electronic commerce. Current analysis describes the functioning of the Rural Brazil Network Program, the measures worked by the government to adopt the program, the main partners, the contributions that the network provides to family agriculture and the challenges that should be coped with. KEYWORDS: Family Agriculture; Agricultural Commercialization; Electronic Commercialization; Rural Brazil Network

Biografia do Autor

Clesiane de Oliveira Carvalho, Universidade Federal de Lavras - UFLA
Doutoranda do Programa de Pós Graduação em Administração da Universidade Federal de Lavras (UFLA).
Antonio Carlos dos Santos, Universidade Federal de Lavras - UFLA
Docente da Universidade Federal de Lavras (UFLA); Doutor em Administração pela Universidade de São Paulo (USP).
Glauco Rodrigues Carvalho, EMBRAPA - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária / Gado de Leite
Pesquisador da Embrapa Gado de Leite; PhD em Econonia Agricola pela Texas A&M University.
Publicado
2015-04-15
Seção
Agronegócio