Problema de Programação Linear da Dieta Aplicado à Nutrição de Suínos

  • Marcos dos Santos Gerente de Projetos do Centro de Análise de Sistemas Navais (CASNAV)
  • Renato Santiago Quintal Chefe do Departamento de Sistemas de Pagamento da Pagadoria de Pessoal da Marinha (PAPEM)
Palavras-chave: Agronegócio, Ciências agrárias, Dieta de suínos, Programação linear.

Resumo

A Programação Linear caracteriza-se como uma técnica de otimização voltada para a solução de modelos descritos por equações lineares, beneficiando-se da capacidade crescente de processamento dos computadores. O artigo em tela representa um problema de programação linear clássico, formulado a partir de informações do setor suinocultor brasileiro. Nesse sentido, o objetivo do presente estudo é propor uma ração com valores nutricionais adequados e de reduzido custo de produção. Por ocasião da implementação da referida dieta, o tomador de decisão deverá ter em mente de que está diante de um sistema dinâmico, em que os insumos são afetados o tempo todo por distintas variáveis, de difícil modelagem, o que certamente demandará do gestor criatividade e flexibilidade.

Biografia do Autor

Marcos dos Santos, Gerente de Projetos do Centro de Análise de Sistemas Navais (CASNAV)
Bacharel em Ciências Navais pela Escola Naval. Licenciado em Matemática e pós-graduado (Especialista) em Matemática pela Universidade Federal Fluminense. Mestre em Engenharia de Produção (Pesquisa Operacional - Simulação) pela COPPE/UFRJ. Doutorando em Engenharia de Produção (Modelagem no Apoio à Decisão) pela Universidade Federal Fluminense. Gerente de Projetos e Pesquisador no Centro de Análise de Sistemas Navais e Coordenador Geral do XVII Simpósio de Pesquisa Operacional e Logística da Marinha (SPOLM).
Renato Santiago Quintal, Chefe do Departamento de Sistemas de Pagamento da Pagadoria de Pessoal da Marinha (PAPEM)
Mestre em Ciências Contábeis (Faculdade de Administração e Finanças da Universidade do Estado do Rio de Janeiro); Especialista em Comércio Exterior (Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro); Bacharel em Administração (Universidade Cândido Mendes) e em Ciências Navais, com Habilitação em Administração de Sistemas (Escola Naval). Atualmente é Oficial Superior da Ativa do Corpo de Intendentes da Marinha do Brasil, ocupa o posto de Capitão-de-Corveta e está lotado na Pagadoria de Pessoal da Marinha. Tem experiência em Ciências Contábeis e Administração, com ênfase em Administração Pública. E-mail: rsantiago79@hotmail.com
Publicado
2016-07-01
Seção
Agronegócio