An overview of the main topics on no-tillage researches

  • Giana de Vargas Mores Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Eduardo Botti Abbade Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Bruno Rógora Kawano Universidade de São Paulo
  • Roberto Fray da Silva Universidade de São Paulo
  • Carlos Eduardo Cugnasca Universidade de São Paulo
Palavras-chave: Agriculture Conservation, Climate Change, Sustainable Crop Rotation

Resumo

No-tillage represents a relevant technological advance in agriculture, generating economic and environmental benefits. The main objective of this paper was to perform an overview analysis of academic publications about no-tillage. A bibliometric survey was conducted based on the most cited articles in Web of Science database. Thus, lexical and multiple correspondence analyses were performed with the most frequent words in title, abstract and keyword fields. The results suggest that there is a strong emphasis on no-tillage publications on environmental issues, such as carbon sequestration and greenhouse gas emissions. O PANORAMA DOS PRINCIPAIS TEMAS DAS PESQUISAS SOBRE PLANTIO DIRETO O plantio direto representa um importante avanço tecnológico para a agricultura, gerando benefícios econômicos e ambientais. Este artigo objetivou realizar uma análise do panorama das publicações acadêmicas sobre o plantio direto. Uma pesquisa bibliométrica foi conduzida com base nos artigos mais citados na plataforma Web of Science. Assim, foram realizadas análises léxicais e de correspondência múltipla a partir das palavras mais frequentes nos campos: título, resumo e palavras-chave, presentes na plataforma. Os resultados sugerem que há uma forte ênfase em publicações de plantio direto sobre as questões ambientais, como o sequestro de carbono e as emissões dos gases do efeito estufa. PALAVRAS-CHAVE: Conservação da agricultura; Mudanças climáticas; Rotação de culturas sustentável.

Biografia do Autor

Giana de Vargas Mores, Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Doutoranda e mestre em Agronegócios (2012) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Centro de Estudos e Pesquisas em Agronegócios). Especialista em Economia e Gestão Empresarial (2010) e graduada em Ciências Econômicas (2008) pela Universidade de Passo Fundo. Integrante do Grupo de Estudos em Organizações do PPGA/UFRGS. Possui experiência na área de pesquisa, com áreas de interesse em: cadeias produtivas agroindustriais, gestão em organizações de agronegócios, segurança alimentar, desenvolvimento sustentável.
Eduardo Botti Abbade, Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Graduado em Administração de Empresas pela UFSM, Especialista em Estatística e Modelagem Quantitativa pela UFSM, Mestre em Administração pela UFPR e Doutorando em Agronegócios UFRGS. Atualmente é Professor Assistente do Centro Universitário Franciscano (UNIFRA) e da Faculdade Palotina de Santa Maria (FAPAS). Tem experiência na área de Marketing e Estratégias Organizacionais, com ênfase em pesquisa de marketing, análise estratégica e posicionamento de mercado. Áreas de interesse incluem teorias e estratégias organizacionais, marketing estratégico, tecnologias de informação e gestão, arranjos e configurações produtivas e sistemas agroindustriais. Também se dedica a estudar os sistemas alimentares e a segurança alimentar em âmbito mundial.
Bruno Rógora Kawano, Universidade de São Paulo
Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP) com o tema Rastreabilidade de Produtos Agropecuários utilizando RFID e RSSF Baseado no Contexto da Internet das Coisas. Mestre em Planejamento de Sistemas Energéticos na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e graduado em Engenharia Agronômica pela Universidade de São Paulo - ESALQ/USP. Tem experiência na área de Desenvolvimento Rural Sustentável, Cooperativismo, Agricultura Familiar, Eficiência Energética e Econômica na Produção no Setor Agroindustrial, Economia dos Recursos Naturais, Meio Ambiente e Biomassa Agroindustrial, Logística da Cadeia de Suprimentos Agrícolas.
Roberto Fray da Silva, Universidade de São Paulo
Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Sistemas Logísticos na Escola Politécnica Universidade de São Paulo. Graduado em Engenharia Agronômica pela (2010), participando de um programa de intercâmbio de um semestre na Wageningen University (Holanda), nas áreas de gerenciamento de negócios, supply chain e marketing. É um dos membros fundadores do Clube de Empreendedorismo e Inovação Luiz de Queirós.
Carlos Eduardo Cugnasca, Universidade de São Paulo
Possui graduação em Engenharia Elétrica pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (1980), mestrado (1987), doutorado (1992) e Livre-Docência em Engenharia Elétrica na área de em Tecnologia da Informação no Agronegócio e Ambiente (2002) pela mesma Escola. É professor do Departamento de Engenharia de Computação e Sistemas Digitais da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo desde 1988, ocupando o cargo de Professor Associado 3. Ministra disciplinas de graduação, pós-graduação e extensão, e é orientador de doutorado e mestrado no Programa de Engenharia Elétrica, área de concentração Engenharia de Computaçãos, e do Programa de Engenharia de Sistemas Logísticos, tendo orientado 8 doutores, 17 mestres, e dezenas de bolsistas de iniciação científica e trabalhos de conclusão de curso. É vice-coordenador do Programa de Mestrado em Engenharia de Sistemas Logísticos, e do Doutorado Interinstitucional que a sua EPUSP mantém com a Universidade Federal do Mato Grosso. É professor dos Cursos de Especialização: Logística Empresarial da Fundação Carlos Alberto Vanzolini, Direito e Tecnologia da Informação MBA USO em Sustentabilidade. É Coordenador de Extensão, membro eleito do Conselho Departamental e Congregação da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo.
Publicado
2016-07-01
Seção
Agronegócio