O Potencial de Geração de Biogás Proveniente da Criação de Suínos no Oeste do Paraná: Um Estudo Exploratório

  • Udo Strassburg UNIOESTE - Cascavel PR
  • Nilton Marques de Oliveira Universidade Federal do Tocantins
  • Weimar Freire da Rocha Junior Professor do Mestrado e doutorado em Desenvolvimento Regional e Agronegócio - Toledo PR
Palavras-chave: Atividade suína, Cuidado com o meio ambiente, Geração de biogás.

Resumo

Este trabalho teve o objetivo de verificar o potencial e a perspectiva da produção de biogás no Oeste do Paraná. Utilizou-se de uma metodologia exploratória com base na literatura. Para tanto, o referencial teórico foi centralizado na geração de biogás na atividade suína, sua produção, sua perspectiva e seu potencial de produção de biogás e as formas de utilização. Os dados utilizados e trabalhados foram obtidos junto ao IPEADATA, à EMBRAPA e à Abipecs. Os resultados apontaram que o Oeste do Paraná tem um grande potencial para geração de biogás, tendo, em 2012, uma população de suínos de 2.085.267 cabeças, com a capacidade de geração de dejetos de 12.094.548 kg. Com essa matéria-prima há condições de gerar 4.233.092 m3 de biogás. As perspectivas dos agentes da atividade suína estarem se envolvendo, cuidando do meio ambiente e, consequentemente, produzindo biogás, são grandes, pois os resultados se mostram favoráveis para que isso aconteça. Assim, o que é necessário para a expansão da produção do biogás são estímulos do governo no sentido de regulamentar a atividade e oferecer incentivos para a produção de energia renovável.

Biografia do Autor

Udo Strassburg, UNIOESTE - Cascavel PR
Graduado em Ciências Contábeis, pós-graduação Lato Sensu em Controladoria e Gerência Financeira, Mestrado em Controladoria e Contabilidade Estratégica e Doutor em Desenvolvimento Regional e Agronegócio - PGDRA (UNIOESTE), Toledo (PR), Brasil.
Nilton Marques de Oliveira, Universidade Federal do Tocantins
Doutor em Desenvolvimento Regional e Agronegócio - PGDRA (UNIOESTE) Toledo (PR), Brasil; Docente do Programa de Pós-graduação Desenvolvimento Regional - PGDR (UFT), Palmas (TO), Brasil.
Weimar Freire da Rocha Junior, Professor do Mestrado e doutorado em Desenvolvimento Regional e Agronegócio - Toledo PR
Doutor em Engenharia de Produção, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Brasil; Docente no Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Regional e Agronegócio - PPGDRA (Mestrado e Doutorado) e curso graduação em Ciências Econômicas, UNIOESTE, Campus Toledo (PR), Brasil.
Publicado
2016-10-31
Seção
Agronegócio