ILHAS DE CALOR EM VITÓRIA DA CONQUISTA – BA: IDENTIFICAÇÃO E PROPOSTA PARA CRIAÇÃO DE ÁREAS VERDES

  • Kaique Brito Silva Universidade Estadual de Santa Cruz
  • Neylor Alves Calasans Rego Universidade Estadual de Santa Cruz
  • Karine Orrico Góes Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
  • Giovanna Porto Santos Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
  • Pollyanna Alves Dias Costa Universidade Estadual de Santa Cruz
Palavras-chave: Temperatura, Clima urbano, Áreas verdes

Resumo

Temperatura elevada em cidades surge como mais um agravante resultante das problemáticas ambientais. Atualmente, cientistas de todo o mundo têm direcionado esforços no sentido de compreender os aspectos que contribuem para o aumento da temperatura urbana e seus efeitos. Desta forma, este estudo teve por objetivo identificar as ilhas de calor na área urbana do município de Vitória da Conquista - Bahia. O procedimento metodológico empregado para identificação das ilhas de calor foi por meio da utilização dos dados do sensor termal dos satélites LandsatTM 5 e 8, onde, posteriormente foram realizadas as correções atmosféricas e conversões em unidades de temperatura dos níveis de tons de cinza gerados pelo satélite para valores de temperatura da superfície. Os resultados mostraram variações de temperatura no perímetro urbano com identificação de sete ilhas de calor, cujos locais são caracterizados pela maior concentração de área pavimentada e ausência de vegetação. Foram identificadas dez áreas potenciais para a implementação de áreas verdes de forma a melhorar as condições de temperatura nos pontos quentes identificados. Estes resultados poderão subsidiar o planejamento urbano como suporte à tomada de decisões e na construção de estratégias no sentido de minimizar o desconforto térmico.

Biografia do Autor

Kaique Brito Silva, Universidade Estadual de Santa Cruz
Mestre em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente pela Universidade Estadual de Santa Cruz, Brasil.
Neylor Alves Calasans Rego, Universidade Estadual de Santa Cruz
Doutor em Engenharia e Água e Solos (Pennsylvannia State Univerty), docente Pleno do Departamento de Ciências Agrárias e Ambientais da Universidade Estadual de Santa Cruz, Brasil.
Karine Orrico Góes, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
Doutora em Desenvolvimento e Meio Ambiente (PRODEMA) e docente titular do Departamento de Ciências da Saúde da Universidade Estadual de Santa Cruz, Brasil
Giovanna Porto Santos, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
Doutora em Desenvolvimento e Meio Ambiente (PRODEMA) e docente titular do Departamento de Ciências da Saúde da Universidade Estadual de Santa Cruz, Brasil
Pollyanna Alves Dias Costa, Universidade Estadual de Santa Cruz
Doutora em Meio Ambiente (UFC) e docente assistente do Departamento de Ciências Agrárias e Ambientais da Universidade Estadual de Santa Cruz, Brasil.
Publicado
2017-09-04
Seção
Meio Ambiente