Validação de ferramenta para o gerenciamento do rebanho de caprinos e ovinos no sertão pernambucano

Palavras-chave: Análise de requisitos, Caprinocultura e ovinocultura, Software de gestão

Resumo

A caprinovinocultura vem apresentando crescimento, principalmente na região Nordeste, esta que possui maior demanda de produtividade, apontando o crescimento de 18,38% no rebanho de caprinos e 15,94% de ovinos em relação ao último Censo, sendo assim, aumentaram as necessidades de um maior gerenciamento para o controle desses animais. Desta forma, a inserção de tecnologias vem se tornando cada vez mais presente dentro das produções. Assim, o trabalho teve como objetivo identificar com potenciais usuários as funcionalidades primordiais para a realização do gerenciamento de rebanho de caprinos e ovinos, para que fossem levantados requisitos para o desenvolvimento de um software, denominado CONTROLAR. Para tanto, após a construção da ferramenta, ocorreu o processo de validação, para verificação dos requisitos e a identificação de alternativas que levem o sistema a garantir visibilidade desses animais no agronegócio do sertão pernambucano. Foi realizada uma análise de competidores que comungou com a proposta de requisitos de funcionalidades do software. Utilizou-se uma metodologia de abordagem qualitativa, com informações colhidas por meio de entrevista estruturada. Os dados foram analisados pela Análise de Conteúdo de Bardin. Os resultados apontaram que não há diferenças significativas entre o que pensam os profissionais entrevistados e teóricos que falam sobre o tema. E que os especialistas da área de zootecnia envolvidos no trabalho, pontuaram que as funcionalidades apresentadas no software CONTROLAR foram consideradas válidas, pois através do sistema os animais conseguem obter registro, entretanto, este ainda carece de incremento de funcionalidades, assim como melhorias em seus requisitos.

Biografia do Autor

Matheus Vinicius Vidal de Andrade, Universidade Federal do Vale do São Francisco - Univasf
Especialista em Tecnologia da Informação pela FAVENI, Brasil. Mestrando do PROFNIT pela Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf). Professor na área de Computação na FAESPE, Petrolina (PE), Brasil
Josilene Almeida Brito, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano - IF SERTÃO
Doutora em Ciência da Computação na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Professora e pesquisadora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano (IFSertão/PE), Campus Petrolina. Professora do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (PROFEPT), Câmpus Salgueiro (PE), Brasil.
Willmara Marques Monteiro, Prefeitura de Petrolina
Especialista em Formação Docente na Educação a Distância pela ESAB, Brasil. Professora substituta de Computação no IF Sertão Campus Petrolina, Professora de Programação e Robótica na Happy Code Bios Petrolina, Professora de Computação no Grau Técnico Petrolina, Professora Colaboradora do Projeto Academia Hacktown e Membro do Projeto Escola Como Game. Petrolina (PE), Brasil.
Jussara Adolfo Moreira, IF SERTÃO
Mestre em Engenharia de Software pelo CESAR.Edu. Professora do Instituto Federal Pernambucano, Câmpus Petrolina e Docente Orientadora do Programa Residência Pedagógica-CAPES. Petrolina (PE), Brasil.

Referências

BITTENCOURT, B. A.; SALLES, A. C.; DANIEL, V. M.; BARCELLOS, M. D. Inovação no agronegócio: um estudo sobre os tipos de inovação presentes na cadeia produtiva da ovinocultura no Rio Grande do Sul. Revista Livre de Sustentabilidade e Empreendedorismo, v. 1, n. 3, p. 117, set./out. 2016.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2011. DOI: http://dx.doi.org/10.14244/%2519827199291.

BORGES, L. S. Gestão zootécnica e genética informatizadas em pequenos ruminantes: uma revisão. Medicina Veterinária (UFRPE), Recife, v. 13, n. 2, p. 251, abr./jun. 2019. DOI: https://doi.org/10.26605/medvet-v13n2-3083

CÂMARA, R. H. Análise de conteúdo: da teoria à prática em pesquisas sociais aplicadas às organizações. Revista Interinstitucional de Psicologia, v.6, n. 2, p. 179-191, jul./dez. 2013. p. 183.

CARVALHO, T.; SANTOS, N.; LIRA, W.; OLIVEIRA, P. A.; SANTOS NETO, P.; LINDENBERG, J.; RABÊLO, R. Um sistema de informação para melhoramento genético de caprinos e ovinos. In SIMPÓSIO BRASILEIRO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO (SBSI), 12. 2016, Florianópolis. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2016. p. 100-107. DOI: https://doi.org/10.5753/sbsi.2016.5951. p. 101

DANTAS, A. P. Criação de um Software gerenciador de propriedades rurais. Propriedade Rural Familiar Picuí, IFPB, 2017. p. 11.

EMBRAPA. Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária. Novo Censo Agropecuário mostra crescimento de efetivo de caprinos e ovinos no Nordeste, 2018. Disponível em: https://www.embrapa.br/cim-inteligencia-e-mercado-de-caprinos-e-ovinos/busca-de-noticias/-/noticia/36365362/novo-censo-agropecuario-mostra-crescimento-de-efetivo-de-caprinos-e-ovinos-no-nordeste. Acesso em: 24 jun. 2019.

GAMEIRO, A. H.; SANTOS, F. F.; RANIERI. C. Ovinocultura de corte no Brasil: balanço de 2013 e perspectivas para 2014. Revista de Educação Continuada em Medicina Veterinária e Zootecnia do CRMV-SP, v. 12, n. 3, p. 13, 2014.

LOBO, R. N. B. SGR - Sistema de Gerenciamento de Rebanhos. Manual de Usuários (Versão 2.0 Construído em 20121106. Embrapa Brasileira de Pesquisa Agropecuário Embrapa Caprinos e Ovinos Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, 2013. p. 7.

SCRUM ALLIANCE, 2014. Disponível em http://www.scrumalliance.org/. Acesso em: set. 2021.

Publicado
2021-12-01