A OPERAÇÃO DE COMPRA E VENDA PELO SISTEMA LOCKER E A INTERFERÊNCIA DA PANDEMIA NESSE SISTEMA
DOI:
https://doi.org/10.17765/1516-2664.2021v26n2p243-254Palavras-chave:
Armários inteligentes, Consumidores, COVID-19, E-commerce, VarejistasResumo
O consumo de produtos e serviços on-line está cada vez mais presente no cotidiano dos brasileiros, pelas comodidades características deste tipo de venda. Com o surgimento de uma nova patologia (Covid-19), os modelos de compras foram impactados e levaram os consumidores a mudarem seus hábitos e intensificarem o uso da internet. O objetivo deste trabalho foi avaliar a tendência de utilização do sistema locker no Brasil no período antes, durante e após a primeira onda da Covid-19. Foi realizada uma pesquisa sistemática em artigos científicos, revistas, trabalhos acadêmicos e informativos, no período de 2016 a 2020, nos idiomas português e inglês. Os resultados mostraram que a pandemia ocasionou mudanças nos hábitos dos consumidores e proporcionou o aumento significativo das vendas on-line. No período da pandemia, 24% dos consumidores utilizaram o e-commerce pela primeira vez. As vendas pela internet de 2019 a 2020 aumentaram 8%, passando de cinco para 13% das compras do varejo. Com a pandemia, o número de empresas brasileiras que adotaram o locker aumentou, com importantes perspectivas para 2021. Concluiu-se que o locker é uma tendência de mercado no período pós-pandemia tanto para varejistas quanto para consumidores, visando aumentar vendas e trazer mais praticidade.Referências
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