A Didática da História e a Guerra Fria nas histórias em quadrinhos do Lanterna Verde (1987)
DOI:
https://doi.org/10.17765/2176-9176.2024v29n1.e11689Palavras-chave:
Histórias em Quadrinhos, Guerra Fria, Consciência Histórica, Lanterna VerdeResumo
As Histórias em Quadrinhos podem exercer grande influência na consciência de seus leitores, assim, temos como objetivo relacionar o papel das Histórias em Quadrinhos com os conceitos de “Didática da História” e “consciência histórica” desenvolvidos por estudiosos do campo. Utiliza-se de histórias da editora norte-americana DC Comics, na série The Green Lantern Corps, datadas de 1987 e posteriormente no Brasil em 1988, publicadas durante o período da Guerra Fria, período de embate indireto entre os Estados Unidos e a União Soviética. Busca-se compreender a “consciência histórica” criada sobre a figura da União Soviética e seu sistema político-econômico dentro do contexto dos super-heróis da publicação. A pesquisa foi feita com os conceitos propostos no campo de estudo da Didática da História, como a identidade coletiva e o mito de origem, vinculados pela utilização de símbolos e obras em determinados contextos, assim como por meio de pesquisas bibliográficas e análise da HQ supracitada. A investigação ocorreu voltada para como esse imaginário maniqueísta contra a URSS pode ter sido desenvolvido por meio de um espaço informal de aprendizagem, sendo esse as Histórias em Quadrinhos. A conclusão é a de que as publicações são plausíveis de conter um viés nacionalista, pautados em uma demonização do bloco político-econômico rivalReferências
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Publicado
2024-10-04
Como Citar
Santos, L. E. dos, & Brandão, L. (2024). A Didática da História e a Guerra Fria nas histórias em quadrinhos do Lanterna Verde (1987). Revista Cesumar – Ciências Humanas E Sociais Aplicadas, 29, 1–13. https://doi.org/10.17765/2176-9176.2024v29n1.e11689
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Artigos Originais
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