A Didática da História e a Guerra Fria nas histórias em quadrinhos do Lanterna Verde (1987)

Autores

  • Luís Eduardo dos Santos Universidade Regional de Blumenau - FURB
  • Leonardo Brandão Universidade Regional de Blumenau - FURB

DOI:

https://doi.org/10.17765/2176-9176.2024v29n1.e11689

Palavras-chave:

Histórias em Quadrinhos, Guerra Fria, Consciência Histórica, Lanterna Verde

Resumo

As Histórias em Quadrinhos podem exercer grande influência na consciência de seus leitores, assim, temos como objetivo relacionar o papel das Histórias em Quadrinhos com os conceitos de “Didática da História” e “consciência histórica” desenvolvidos por estudiosos do campo. Utiliza-se de histórias da editora norte-americana DC Comics, na série The Green Lantern Corps, datadas de 1987 e posteriormente no Brasil em 1988, publicadas durante o período da Guerra Fria, período de embate indireto entre os Estados Unidos e a União Soviética. Busca-se compreender a “consciência histórica” criada sobre a figura da União Soviética e seu sistema político-econômico dentro do contexto dos super-heróis da publicação. A pesquisa foi feita com os conceitos propostos no campo de estudo da Didática da História, como a identidade coletiva e o mito de origem, vinculados pela utilização de símbolos e obras em determinados contextos, assim como por meio de pesquisas bibliográficas e análise da HQ supracitada. A investigação ocorreu voltada para como esse imaginário maniqueísta contra a URSS pode ter sido desenvolvido por meio de um espaço informal de aprendizagem, sendo esse as Histórias em Quadrinhos. A conclusão é a de que as publicações são plausíveis de conter um viés nacionalista, pautados em uma demonização do bloco político-econômico rival

Biografia do Autor

Luís Eduardo dos Santos, Universidade Regional de Blumenau - FURB

Acadêmico do curso de Licenciatura em História da Universidade Regional de Blumenau (FURB). Membro do LEC (Laboratório de Estudos Contemporâneos) da FURB. Bolsista PIPe/Artigo 170.

Leonardo Brandão, Universidade Regional de Blumenau - FURB

Doutor em História com pós-doutorado em Estudos do Lazer. Professor de História Contemporânea e coordenador do grupo de pesquisa em História em Quadrinhos (GPHQ) da Universidade Regional de Blumenau/FURB.

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Publicado

2024-10-04

Como Citar

Santos, L. E. dos, & Brandão, L. (2024). A Didática da História e a Guerra Fria nas histórias em quadrinhos do Lanterna Verde (1987). Revista Cesumar – Ciências Humanas E Sociais Aplicadas, 29, 1–13. https://doi.org/10.17765/2176-9176.2024v29n1.e11689

Edição

Seção

Artigos Originais