Planejamento estratégico nas empresas de energia solar: um estudo na cidade de Cianorte-PR

Palavras-chave: Estratégia, Ferramenta de gestão, Análise do ambiente, Objetivos organizacionais, Gestão organizacional, Resolução de problemas

Resumo

Empresas que prestam serviços de venda, instalação e manutenção de placas fotovoltaicas para geração de energia solar estão se expandindo no território nacional e, em especial, no estado do Paraná. Essas empresas, assim como outras dos mais diversos segmentos, podem utilizar o planejamento estratégico como uma ferramenta para estabelecimento e acompanhamento de objetivos que as mantêm competitivas no mercado. Em tal contexto, esta pesquisa tem o objetivo de analisar a percepção dos gestores em relação ao planejamento estratégico nas empresas de energia solar. Para atingir o objetivo foi realizada uma pesquisa qualitativa e descritiva. A coleta de dados se deu por meio de entrevistas semiestruturadas com os gestores de três empresas distintas, localizadas no município de Cianorte, estado do Paraná. Os dados foram analisados por meio da análise de conteúdo. Os resultados mostraram como é realizado o planejamento estratégico, quais as dificuldades no uso das ações estratégicas e a importância dessa ferramenta para a gestão organizacional.

Biografia do Autor

Danieli Pinto, Faculdade UMFG
Mestra em Gestão do Conhecimento nas Organizações (UniCesumar), Doutoranda em Ciência da Informação (UEL), Professora do curso de Administração da Faculdade UMFG, Brasil.
Mayara Gabriele Albanes, Faculdade UMFG
Bacharela em Administração (UMFG), Brasil
Carolaine Silva dos Santos, Faculdade UMFG
Bacharela em Administração (UMFG), Brasil
Nágila Giovanna Silva Vilela, Faculdade UMFG
Doutora em Administração (USP), Professora do Curso de Administração da Faculdade UMFG, Brasil.

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Publicado
2023-12-31
Seção
Artigos Originais