Engajamento em tempos de pandemia e home office: um estudo de caso para uma multinacional

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17765/2176-9176.2023v28n1.e12070

Palavras-chave:

Engajamento, SARS-COV-2, Home-office

Resumo

A pandemia da SARS-COV-2, balançou as estruturas do mundo e das empresas. Ações de engajamento no trabalho não puderam mais ser realizadas presencialmente. Dessa forma, este trabalho avalia a manutenção do engajamento utilizando como base o estudo de caso de uma empresa do ramo de saúde baseada no Brasil, subsidiária de uma multinacional Holandesa, buscando entender se é possível manter o engajamento dos colaboradores, mesmo num formato de trabalho à distância. Adota-se uma pesquisa exploratória e descritiva em que são analisados dados de entrevista direcionada aos colaboradores semestralmente entre dezembro de 2019 a junho de 2021. Como resultados alcançados, verificou-se a manutenção de alto nível de engajamento dos colaboradores, principalmente após os mesmos visualizarem a importância das suas atividades durante o período pandêmico. Além do mais, a comitê de crise desenvolveu métodos que proporcionassem momentos de interação entre os colaboradores, como conversas e trocas de experiências que detectaram problemáticas, como alimentação e sono irregular, falta de exercício físico, dificuldade de organizar a agenda com o trabalho e atividades domésticas. A organização desenvolveu uma agenda, com temas propostos pelos colaboradores, como saúde e bem-estar, onde profissionais e até mesmo colaboradores com experiência na área interagissem entre a equipe, proporcionando momentos de descontração e relaxamento.

Biografia do Autor

Samia Mercado Alvarenga, Universidade Federal de Minas Gerais -UFMG

Graduada na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Brasil

Patricia Frossard Piteri, Universidade de São Paulo - USP

Especialista em Gestão de Negócios (USP), possui graduação em Direito pela Universidade Paulista, São Paulo (SP), Brasil.

Ana Carolina Constante Costa, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Graduanda em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria. Bolsista de iniciação científica pela FAPERGS, Brasil.

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Publicado

2023-12-31

Como Citar

Alvarenga, S. M. ., Piteri, P. F. ., & Costa, A. C. C. . (2023). Engajamento em tempos de pandemia e home office: um estudo de caso para uma multinacional. Revista Cesumar – Ciências Humanas E Sociais Aplicadas, 28(1), 25–35. https://doi.org/10.17765/2176-9176.2023v28n1.e12070

Edição

Seção

Artigos Originais