A percepção dos microempreendedores individuais sobre a Inteligência Artificial no empreendedorismo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17765/2176-9176.2025v30e13604

Palavras-chave:

Empreendedorismo, Evocação livre de palavras, Inovação tecnológica, Inteligência Artificial, Representações sociais

Resumo

A Inteligência Artificial (IA) tem desempenhado um papel crescente no empreendedorismo, impactando os Microempreendedores Individuais (MEIs) de forma significativa. Este estudo investiga as representações sociais dos MEIs sobre a IA, considerando os desafios e oportunidades na adoção dessa tecnologia. Fundamentado na Teoria das Representações Sociais, o estudo adota uma abordagem mista, utilizando técnicas quantitativas e qualitativas. A pesquisa foi realizada com 31 MEIs da Comunidade dos Municípios da Região de Campo Mourão (COMCAM), aplicando a Evocação Livre de Palavras e a análise prototípica para identificar os elementos centrais e periféricos das representações sobre IA. Os resultados indicam que os MEIs percebem a IA principalmente como sinônimo de tecnologia, inovação e suporte, associando-a à modernização e à competitividade empresarial. No entanto, desafios como custo, capacitação insuficiente e infraestrutura limitada dificultam sua adoção. Elementos periféricos, como preocupação e complexidade, revelam resistências e incertezas sobre seu uso. A pesquisa destaca a necessidade de políticas de capacitação e facilitação do acesso à IA, permitindo que os MEIs explorem seu potencial de forma eficaz. Sugere-se a ampliação do estudo para outros contextos, a fim de aprofundar a compreensão dos fatores que influenciam a adoção da IA no empreendedorismo individual.

Biografia do Autor

Edson Ribeiro de Britto de Almeida Junior, UniCesumar

Professor do Colegiado de Matemática da UniCesumar e Especialista Pedagógico no Poliedro Educação - Doutor em Educação para a Ciência e a Matemática.

Rosinaldo Nunes Cardoso, Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR)

Diretor de Pesquisa do IPPLAN - Instituto de Pesquisa e Planejamento de Campo Mourão – Mestre em
Administração.

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Publicado

2025-11-13

Como Citar

Almeida Junior, E. R. de B. de, & Cardoso, R. N. (2025). A percepção dos microempreendedores individuais sobre a Inteligência Artificial no empreendedorismo. Revista Cesumar – Ciências Humanas E Sociais Aplicadas, 30, 96–105. https://doi.org/10.17765/2176-9176.2025v30e13604

Edição

Seção

Espaço Institucional de Pesquisa