Rabelais: satirizando o velho mundo
Palavras-chave:
educação, homem, modernidadeResumo
Este texto constitui o resultado das reflexões realizadas sobre a educação para Rabelais, especificamente em sua obra "Gargantua e Pantagruel". A análise de sua obra nos possibilitou compreender de maneira mais sensível os séculos XVI e XVII, de efervescentes acontecimentos, em que os homens acreditavam em seu poder de ação e de transformação da realidade. Portanto, em comum e em vigor surge uma nova forma de perceber o homem, diferentemente da concepção da Idade Média. Também uma nova prática, que não apresenta características da filosofia escolástica. Considerando que Rabelais é aceito como legítimo representante do pensamento moderno, principalmente no que diz respeito à educação, recolhemos de sua obra críticas feitas à escolástica quanto ao conteúdo e a forma de ensinar, sugestões e princípios para um ensino bem sucedido e questões necessárias para a formação do homem moderno.Downloads
Publicado
2007-07-25
Como Citar
Raymundo, G. M. C. (2007). Rabelais: satirizando o velho mundo. Revista Cesumar – Ciências Humanas E Sociais Aplicadas, 7(1), 45–53. Recuperado de https://periodicos.unicesumar.edu.br/index.php/revcesumar/article/view/202
Edição
Seção
Artigos Originais
Licença
A Revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com o intuito de manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As opiniões emitidas pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade.Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizado pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. São permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualquer meio ou formato) e adaptação (remixar, transformar, e criar a partir do trabalho, mesmo para fins comerciais), desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.