Natureza, educação e civilização: uma perspectiva histórica
Palavras-chave:
educação, filosofia da educação, natureza humana, civilizaçãoResumo
Estabelecer uma relação entre concepções de natureza humana, de educação e de civilização é o objetivo precípuo do presente artigo. Para tanto, dada a abrangência do tema, optou-se por fazer alguns recortes histórico-temáticos para retomar uma discussão que as apresenta sempre pertinente. Principalmente quando se nos deparam propostas educacionais na atualidade. Para desenvolver o tema, dividiu-se o artigo em três partes, apresentando as concepções de natureza humana e sua relação com a educação e civilização na Antiguidade Clássica, no pensamento cristão da Idade Média e no início do capitalismo. Na Antiguidade Clássica se fez uso de Platão e de Aristóteles; no pensamento cristão fez-se referência ao Santo Agostinho e São Tomás de Aquino; e no pensamento burguês emergente, foram resgatados Hobbes e Rousseau foram.Downloads
Publicado
2007-07-25
Como Citar
Costa, C. J. (2007). Natureza, educação e civilização: uma perspectiva histórica. Revista Cesumar – Ciências Humanas E Sociais Aplicadas, 8(2), 28–39. Recuperado de https://periodicos.unicesumar.edu.br/index.php/revcesumar/article/view/229
Edição
Seção
Artigos Originais
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