Natureza, educação e civilização: uma perspectiva histórica

Autores

  • Célio Juvenal Costa UEM / UNIMEP

Palavras-chave:

educação, filosofia da educação, natureza humana, civilização

Resumo

Estabelecer uma relação entre concepções de natureza humana, de educação e de civilização é o objetivo precípuo do presente artigo. Para tanto, dada a abrangência do tema, optou-se por fazer alguns recortes histórico-temáticos para retomar uma discussão que as apresenta sempre pertinente. Principalmente quando se nos deparam propostas educacionais na atualidade. Para desenvolver o tema, dividiu-se o artigo em três partes, apresentando as concepções de natureza humana e sua relação com a educação e civilização na Antiguidade Clássica, no pensamento cristão da Idade Média e no início do capitalismo. Na Antiguidade Clássica se fez uso de Platão e de Aristóteles; no pensamento cristão fez-se referência ao Santo Agostinho e São Tomás de Aquino; e no pensamento burguês emergente, foram resgatados Hobbes e Rousseau foram.

Biografia do Autor

Célio Juvenal Costa, UEM / UNIMEP

Professor Assistente do Departamento de Fundamentos da Educação da Universidade Estadual de Maringá – UEM. Doutorando na Faculdade de Educação da Universidade Metodista de Piracicaba - UNIMEP.

Downloads

Publicado

2007-07-25

Como Citar

Costa, C. J. (2007). Natureza, educação e civilização: uma perspectiva histórica. Revista Cesumar – Ciências Humanas E Sociais Aplicadas, 8(2), 28–39. Recuperado de https://periodicos.unicesumar.edu.br/index.php/revcesumar/article/view/229

Edição

Seção

Artigos Originais