Educação e identidade latino-americana a partir da revista La Edad de Oro de José martí

Autores

  • Fábio Inácio Pereira UNISSA

Palavras-chave:

José Martí, La edad de Oro, educação, identidade

Resumo

O presente trabalho se propõe a análise do pensamento de José Martí (1853-1895) com relação ao futuro do homem cubano e, por extensão, do homem latino-americano, presente na revista La Edad de Oro, publicada em Nova Iorque, em suas quatro edições, entre julho e outubro de 1889. Para além do imediato dos trabalhos de organização da luta independentista cubana, José Martí pensou a formação do homem na América Latina, processo que passava, num primeiro momento, pelo que entendia ser o despertar da identidade latino-americana. Tal proposta postulava uma educação que teria como horizonte as principais nações de seu tempo e como parâmetro a própria identidade americana. Parte importante de seu projeto revela-se a partir da revista La Edad de Oro, por meio da qual falou às crianças sobre o passado e o presente de diversas nações do mundo, deixando transparecer seu ideal de homem e de sociedade.

Biografia do Autor

Fábio Inácio Pereira, UNISSA

Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Maringá. Porfessor e Coordenador do Núcleo de Pesquisa e Extensão da Faculdade UNISSA de Sarandi. professor do Instituto filosófico Arquiocesano de Maringá

Downloads

Publicado

2007-07-26

Como Citar

Pereira, F. I. (2007). Educação e identidade latino-americana a partir da revista La Edad de Oro de José martí. Revista Cesumar – Ciências Humanas E Sociais Aplicadas, 9(2), 13–28. Recuperado de https://periodicos.unicesumar.edu.br/index.php/revcesumar/article/view/236

Edição

Seção

Artigos Originais