Um projeto de ensino universitário voltado para o conhecimento objetivo da realidade: o jornal como caminho

Autores

  • Rachel Brotherhood CESUMAR

Palavras-chave:

ensino universitário, jornal, contexto social

Resumo

O ensino universitário, em sua concepção, objetiva promover o desenvolvimento cognitivo e profissional dos indivíduos e também prepará-los para atuarem como cidadão, visando a construção de uma sociedade democrática. No entanto, as práticas escolares no terceiro grau favorecem um ensino predominantemente teórico e desvinculado do contexto social. Na busca de caminhos para superar este impasse, o presente trabalho faz uma análise do papel da notícia veiculada pelo jornal como instrumento de contextualização de saberes teóricos e de desenvolvimento do compromisso social do estudante, destacando a importância do conhecimento dos processos e determinações que condicionam os caminhos da imprensa e analisando a forma como o leitor/estudante deve se apropriar da notícia com o propósito de desenvolvimento ideológico do mundo que o cerca. O trabalho também relata uma experiência de utilização do jornal como instrumento de ação pedagógica no ensino superior, avaliando suas possibilidades e limites.

Biografia do Autor

Rachel Brotherhood, CESUMAR

Pedagoga, Doutora em Psicologia Escolar, Professora de Metodologia Científica do Centro Universitário de Maringá - CESUMAR e Coordenadora do Projeto de Ensino "O Jornal na Universidade 2005".

Downloads

Publicado

2007-07-27

Como Citar

Brotherhood, R. (2007). Um projeto de ensino universitário voltado para o conhecimento objetivo da realidade: o jornal como caminho. Revista Cesumar – Ciências Humanas E Sociais Aplicadas, 11(1), 21–40. Recuperado de https://periodicos.unicesumar.edu.br/index.php/revcesumar/article/view/278

Edição

Seção

Artigos Originais