A indisciplina e o seu valor em adolescentes de escola pública

  • Débora Cristina dos Santos Lisbôa UEM
  • Eleonora C. M. Monteiro UEM
  • Priscila Xander UEM
  • Maria de Fátima Pires Carneiro da Cunha UEM
Palavras-chave: indisciplina, valor, adolescentes

Resumo

Este projeto tratou dos conceitos de indisciplina e de disciplina no contexto das escolas públicas. O objetivo foi verificar como os adolescentes definiriam estes conceitos de disciplina e indisciplina e qual o seu valor na atual estrutura escolar, como também verificar diferenças de valores entre meninos e meninas e o tipo de família a que esses alunos pertenciam. A amostra foi composta por cinqüenta e quatro alunos freqüentando a quinta e a sexta séries do Ensino Fundamental. Foram utilizados questionário e entrevista. A partir das análises constatou-se que o aluno parte de vários referenciais para definir os conceitos de indisciplina e disciplina. Observaram-se diferenças entre os gêneros e nas respostas entre os alunos considerados disciplinados e aqueles tidos como indisciplinados. A indisciplina não foi considerada um valor para a grande maioria dos alunos, pelo menos em nível verbal. Foram encontrados oito tipos de família e vários dados objetivos puderam ser analisados.

Biografia do Autor

Débora Cristina dos Santos Lisbôa, UEM
Universidade Estadual de Maringá - UEM - PIBIC -CNPq
Eleonora C. M. Monteiro, UEM
Universidade Estadual de Maringá - UEM - PIBIC -CNPq
Priscila Xander, UEM
Universidade Estadual de Maringá - UEM - PIBIC -CNPq
Maria de Fátima Pires Carneiro da Cunha, UEM
Universidade Estadual de Maringá - UEM - PIBIC -CNPq - E-mail: pires@irapida.com.br
Publicado
2007-07-27
Seção
Artigos Originais