As transformações na Universidade: conseqüências na formação e no trabalho docente
Palavras-chave:
Universidade, políticas públicas, formação do educador
Resumo
O objetivo geral desta pesquisa é compreender a formação e o trabalho do educador no contexto da universidade brasileira neste início de século, em conseqüência das políticas públicas formuladas na agenda da educação. A pesquisa tem como objeto de estudo as transformações sofridas no paradigma de formação do professor/pesquisador universitário. Compreende-se a prática docente como trabalho humano construído por sujeitos inseridos em um espaço histórica e socialmente localizado. Como técnicas de pesquisa, utilizamos a investigação teórica, a análise documental, a observação participante, a análise do discurso e a análise de textos, visando compreender os aspectos ideológicos, sociais e subjetivos dos sujeitos pesquisados, tanto individuais (professores universitários que estão cursando o Mestrado em Educação) como coletivos (órgãos públicos que produzem os textos oficiais sobre políticas públicas para a educação superior no Brasil). A análise do discurso foi utilizada em duas vertentes: no estudo dos textos levantados referentes às políticas públicas para a educação superior brasileira, e, ao final, na análise dos textos produzidos pelo pesquisados e pesquisadores. Conclui-se que houve uma mudança de paradigma; ao se demonstrar que a análise crítica dos discursos sobre a educação leva à transformação das posturas do educador, e que os sujeitos transformaram suas práticas pedagógicas. Nesta perspectiva, torna-se essencial compreender o trabalho como uma dimensão fundamental na vida humana, capaz de transformar qualitativamente o meio, tanto em seus aspectos objetivos como nos subjetivos, a partir da configuração da instituição universitária na sociedade do conhecimento, bem como a influência das políticas públicas na formulação desse novo paradigma.
Publicado
2007-07-27
Edição
Seção
Artigos Originais
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