Noções/Significado(s) de Competência(s): Uma Revisão Teórica

  • Pablo Augusto Panêtto de Morais UFES
  • Tatiane Alves de Melo UFES
  • Mônica de Fatima Bianco UFES
Palavras-chave: competências, ergologia, trabalho.

Resumo

Competências podem ser interpretadas de diversas formas e em virtude da diversidade de significações, carece de um entendimento comum. O objetivo dessa revisão teórica é discutir as principais abordagens e conceitos que envolvem as competências, buscando teorizá-los e contextualizá-los epistemologicamente com os paradigmas funcionalista e construtivista. Propõe-se ainda, dentro de uma perspectiva ergológica, uma breve discussão acerca do tema trabalho, assunto que permeia a vida humana. Para o desenvolvimento do trabalho foi realizada uma pesquisa bibliográfica de revisão de literatura. No desenvolvimento dessa revisão observou-se a existência de 3 (três) vertentes importantes ligadas ao tema competências: a francesa, a inglesa e a norte-americana. Constatou-se ainda, a possibilidade de abordagem do tema em mais de um enfoque epistemológico, sendo eles o funcionalista e o construtivista, ressaltando-se que independente da abordagem, é fundamental que o tema seja estudado, fortalecendo e enriquecendo dessa forma novas discussões e olhares nos estudos organizacionais.

Biografia do Autor

Pablo Augusto Panêtto de Morais, UFES
Mestrando em Administração – PPGADM - UFES, Universidade Federal do Espírito Santo.
Tatiane Alves de Melo, UFES
Mestranda em Administração – PPGADM - UFES, Universidade Federal do Espírito Santo.
Mônica de Fatima Bianco, UFES
Professora do Mestrado e Doutorado em Administração – PPGADM - UFES, Universidade Federal do Espírito Santo.
Publicado
2016-02-10
Seção
Ensaios