Cultura da Uva, Produção e Comercialização de Vinhos no Brasil: Origem, Realidades e Desafios

Autores

  • Gilson Debastiani
  • Alex Cáceres Leite
  • Claucir Antonio Weiber Junior
  • Daniela Ines Boelhouwer

Palavras-chave:

Produção de Uva, Vinhos, Competição, Efluentes

Resumo

O presente artigo teve por finalidade realizar uma análise sobre a produção de uva no Brasil bem como sua destinação para a produção do vinho e derivados. O cultivo de uvas está relacionado com o início de nossa colonização e passou por diversos ciclos, com introdução e adaptação de diversas variedades de videiras. As uvas colhidas são utilizadas para o consumo in natura (de mesa), para o processamento de sucos e concentrados ou destinadas à produção de vinhos, de mesa ou finos. O consumo do vinho, que ocorre desde a antiguidade, sempre esteve associado ao simbolismo religioso, à fartura e prosperidade, porém, hoje, apresenta-se como uma bebida de grande importância e participação econômica, fomentando mercados nacionais e internacionais. No Brasil, o mercado de vinhos passou por uma completa transformação na última década, sendo produzido, além das regiões tradicionais de São Paulo e Rio Grande do Sul, também no semiárido nordestino e no planalto catarinense, cada um com características bem definidas. Mesmo com a população brasileira apresentando um baixo consumo per capita do vinho, a estabilização econômica ocorrida nos últimos anos, aliada à crescente absorção desta cultura, evidenciam um enorme potencial de crescimento, necessitando desenvolver técnicas de competitividade com os produtos importados e melhor gestão ambiental de seus efluentes, estes com grande concentração de matéria orgânica.

Biografia do Autor

Gilson Debastiani

Docente, Curso de Engenharia Civil, Faculdade Assis Gurgacz (FAG), Brasil.

Alex Cáceres Leite

Docente, Curso de Administração, União Educacional de Cascavel (UNIVEL), Brasil.

Claucir Antonio Weiber Junior

Docente, Curso de Administração, União Educacional de Cascavel (UNIVEL), Brasil.

Daniela Ines Boelhouwer

Especialista em Contabilidade e Controladoria Empresarial – Universidade Estadual de Londrina (UEL), Brasil.

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Publicado

2016-02-10

Como Citar

Debastiani, G., Leite, A. C., Weiber Junior, C. A., & Boelhouwer, D. I. (2016). Cultura da Uva, Produção e Comercialização de Vinhos no Brasil: Origem, Realidades e Desafios. Revista Cesumar – Ciências Humanas E Sociais Aplicadas, 20(2). Recuperado de https://periodicos.unicesumar.edu.br/index.php/revcesumar/article/view/4395

Edição

Seção

Artigos de Revisão