Cultura da Uva, Produção e Comercialização de Vinhos no Brasil: Origem, Realidades e Desafios
Palavras-chave:
Produção de Uva, Vinhos, Competição, EfluentesResumo
O presente artigo teve por finalidade realizar uma análise sobre a produção de uva no Brasil bem como sua destinação para a produção do vinho e derivados. O cultivo de uvas está relacionado com o início de nossa colonização e passou por diversos ciclos, com introdução e adaptação de diversas variedades de videiras. As uvas colhidas são utilizadas para o consumo in natura (de mesa), para o processamento de sucos e concentrados ou destinadas à produção de vinhos, de mesa ou finos. O consumo do vinho, que ocorre desde a antiguidade, sempre esteve associado ao simbolismo religioso, à fartura e prosperidade, porém, hoje, apresenta-se como uma bebida de grande importância e participação econômica, fomentando mercados nacionais e internacionais. No Brasil, o mercado de vinhos passou por uma completa transformação na última década, sendo produzido, além das regiões tradicionais de São Paulo e Rio Grande do Sul, também no semiárido nordestino e no planalto catarinense, cada um com características bem definidas. Mesmo com a população brasileira apresentando um baixo consumo per capita do vinho, a estabilização econômica ocorrida nos últimos anos, aliada à crescente absorção desta cultura, evidenciam um enorme potencial de crescimento, necessitando desenvolver técnicas de competitividade com os produtos importados e melhor gestão ambiental de seus efluentes, estes com grande concentração de matéria orgânica.Downloads
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Publicado
2016-02-10
Como Citar
Debastiani, G., Leite, A. C., Weiber Junior, C. A., & Boelhouwer, D. I. (2016). Cultura da Uva, Produção e Comercialização de Vinhos no Brasil: Origem, Realidades e Desafios. Revista Cesumar – Ciências Humanas E Sociais Aplicadas, 20(2). Recuperado de https://periodicos.unicesumar.edu.br/index.php/revcesumar/article/view/4395
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Artigos de Revisão
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