Grade curricular do curso de educação física: uma proposta voltada para o idoso
Palavras-chave:
Educação Física, grade curricular, idososResumo
O processo de envelhecimento é a soma de vários fatores, por isso, com o passar dos anos o desgaste do organismo torna-se inevitável, deixando, assim, o ser humano mais suscetível a doenças. Diante disso, a prática de exercício físico se torna essencial em todas as fases da vida, principalmente na velhice, quando há uma perda na aptidão física, o que debilita a saúde. Os principais objetivos deste estudo foram investigar sobre o conhecimento dos alunos acerca do processo de envelhecimento e saber qual a importância de incluir na grade curricular um conteúdo específico sobre a pessoa idosa. A pesquisa teve caráter descritivo e a amostra se constituiu de sessenta acadêmicos dos sexos feminino e masculino do último ano do curso de Educação Física, com idades entre vinte e trinta e cinco anos. Como instrumento da coleta de dados foi utilizado um questionário contendo perguntas semi-estruturadas. Os resultados indicaram que não existe uma disciplina específica ao processo de envelhecimento, porém em sua maioria os alunos se sentem capazes de atender um idoso que busca o exercício físico, porque tiveram alguma prática com a população em questão. Por outro lado os acadêmicos consideraram que a população idosa está crescendo e que por isso haver uma disciplina direcionada ao idoso é de suma importância. Nesse sentido, concluiu-se com o estudo que, para avançar no atendimento às necessidades e limitações do idoso, é interessante que o profissional da Educação Física se dedique ao estudo dessa questão específica, para que assim o seu trabalho seja pautado no conhecimento. Tal estudo deve ser iniciado na graduação em Educação Física.Downloads
Publicado
2007-10-19
Como Citar
Zawadski, A. B. R., & Vagetti, G. C. (2007). Grade curricular do curso de educação física: uma proposta voltada para o idoso. Revista Cesumar – Ciências Humanas E Sociais Aplicadas, 12(1). Recuperado de https://periodicos.unicesumar.edu.br/index.php/revcesumar/article/view/486
Edição
Seção
Artigos Originais
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