Redução da Maioridade Penal: Uma Proposta de Maquiar as Possíveis Rasuras Psico-Afetivas no Tecido Social

Autores

  • Diogo Fagundes Pereira Universidade Católica de Petrópolis

Palavras-chave:

Adolescência, Redução da maioridade, Privação e delinquência.

Resumo

Esse estudo objetivou estabelecer um diálogo entre o pensamento do psicanalista inglês D.W Winnicott e a proposta de redução da maioridade penal. Trata-se de um estudo teórico onde foi realizado uma revisão de literatura dos últimos 15 anos, nas bases de dados Online: Scielo, Periódicos Capes, BvsPsi, com os descritores: Psicologia e proposta de redução da maioridade penal. Conclui-se que a maior parte dos estudos versam sobre uma perspectiva do direito, e os poucos estudos que envolve a psicologia, apontou um perfil psicossocial do menor infrator, relação entre idade e delito, falta de consenso no posicionamento da redução e o apelo midiático na associação da redução da idade com a redução da violência. Esse estudo buscou indicar os aspectos emocionais e afetivos, na visão do psicanalista Winnicott, que muitas vezes são desconsiderados na análise generalista que são feitas em relação aos crimes praticados por menores infratores..

Biografia do Autor

Diogo Fagundes Pereira, Universidade Católica de Petrópolis

Psicólogo, Pedagogo, Especialista em Neuropsicologia e Mestre em Psicologia. Coordenador Adjunto e Professor da Pós-Graduação em Avaliação Psicológica na Universidade Católica de Petrópolis.

Downloads

Publicado

2017-03-01

Como Citar

Pereira, D. F. (2017). Redução da Maioridade Penal: Uma Proposta de Maquiar as Possíveis Rasuras Psico-Afetivas no Tecido Social. Revista Cesumar – Ciências Humanas E Sociais Aplicadas, 21(2), 317–329. Recuperado de https://periodicos.unicesumar.edu.br/index.php/revcesumar/article/view/5114

Edição

Seção

Artigos Originais