INDUTORES DA IMAGEM DE BELO HORIZONTE COMO DESTINO TURÍSTICO: A PERCEPÇÃO DOS RESIDENTES

  • Valéria Oliveira Bonfim
  • Marlusa de Sevilha Gosling Universidade Federal de Minas Gerais
  • Kelly Cristine de Oliveira Meira
  • Iury Teixeira de Sevilha Gosling
Palavras-chave: Turismo, Imagem, Percepção dos residentes, Belo Horizonte

Resumo

O turismo é uma atividade econômica importante, trazendo divisas para os destinos, que buscam tornarem-se competitivos. Nesse contexto, a opinião de residentes sobre as cidades torna-se relevante fonte de informação. O objetivo desse artigo é propor e testar um modelo de fatores teoricamente justificados que influenciam a percepção do morador em termos da imagem de Belo Horizonte, enquanto destino turístico. Para isso, realizou-se uma pesquisa quantitativa (survey) com 185 residentes. A análise de dados apontou que não há diferenças de percepção dos construtos entre homens e mulheres (teste t). Adicionalmente, a regressão linear múltipla apontou que Qualidade da Oferta Turística, os Equipamentos Turísticos e a Infraestrutura Básica foram positivamente relacionados à imagem da cidade.

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Publicado
2017-06-29
Seção
Artigos Originais