O republicanismo de cass sunstein e o liberalismo igualitário de Ronald Dworkin: uma análise à luz da função exercida pelos tribunais nas democracias contemporâneas

  • Loiane Prado Verbicaro CEUPA
Palavras-chave: Judiciário, Republicanismo, Liberalismo Igualitário, Judiciary, Republicanism, Equalitarian liberalism

Resumo

O trabalho analisa o movimento de aproximação entre duas correntes do pensamento jurídico-político aparentemente antitéticas e inconciliáveis: o pensamento republicano e uma certa corrente do pensamento liberal, o liberalismo igualitário. Parte-se da análise da função exercida pelos tribunais nas democracias contemporâneas, na visão de dois teóricos: Cass Sunstein (republicano) e Ronald Dworkin (liberal igualitário). Ambos abordam o papel do Poder Judiciário nas democracias contemporâneas, mas o fazem sob perspectivas distintas. Cada um dos dois teóricos, por razões diversas, tem compreensões dissonantes das do outro acerca da relação existente entre democracia, direitos humanos e poder judiciário, o que retrata a própria diferença de paradigma e referencial teórico existente entre ambos.

Biografia do Autor

Loiane Prado Verbicaro, CEUPA
Docente nas disciplinas Introdução ao Estudo do Direito e História do Direito e do Pensamento Jurídico do Centro Universitário do Pará – CEUPA; Mestre em Direito pela Universidade Federal do Pará – UFPA; Doutoranda em Direitos Humanos pela Universidade de Salamanca (Espanha).
Publicado
2007-11-20
Seção
Artigos Originais