A ESPACIALIZAÇÃO DA EXPANSÃO DA REDE FEDERAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA NO ESTADO DO PARANÁ

Autores

Palavras-chave:

Desenvolvimento, Educação profissional, Expansão

Resumo

O Plano de Expansão da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (RFEPCT) completou em 2015 uma década. Desde 2005, quando foi realizado o lançamento do programa de expansão da RFEPCT, foram construídos mais de 400 novos campi em todo o país, que se somaram aos 152 existentes. O artigo tem por objetivo descrever como ocorreu a espacialização da expansão da RFEPCT no Estado do Paraná no período de 2005 e 2015, onde a rede passou de oito para 37 campi. Para tanto, realizou-se o levantamento dos indicadores socioeconômicos e da posição de cada uma das cidades atendidas pela RFEPCT nas fases da pré-expansão e da expansão por meio do Software livre Quantum GIS - Sistema de Informação Geográfica e dados oficiais do IBGE. Foi possível identificar onde houve maior grau de interiorização e de percentual de população atendida, bem como identificar quais as regiões que são mais deficitárias em relação à oferta de matrículas na RFEPCT. Essas informações são importantes para o planejamento de futuros novos campi da RFEPCT e para se compreender de que forma eles podem contribuir efetivamente para o desenvolvimento regional do Paraná.

Biografia do Autor

Jesué Graciliano da Silva, Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC)

Doutor em Geografia. Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), Brasil.

Frederico Fonseca da Silva, IFPR

Engenheiro agrônomo; Doutor em Irrigação e Meio Ambiente; Docente e Pesquisador do Instituto Federal do Paraná (IFPR), Curitiba (PR), Brasil.

Referências

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Publicado

2018-07-04

Como Citar

Silva, J. G. da, & Silva, F. F. da. (2018). A ESPACIALIZAÇÃO DA EXPANSÃO DA REDE FEDERAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA NO ESTADO DO PARANÁ. Revista Cesumar – Ciências Humanas E Sociais Aplicadas, 23(1), 7–26. Recuperado de https://periodicos.unicesumar.edu.br/index.php/revcesumar/article/view/5937

Edição

Seção

Artigos Originais