Unificação da Educação Superior na América Latina

Autores

  • Maria Idati Eiró Nogueira de Sá USP

Palavras-chave:

Ensino Superior, Qualidade do Ensino, Unificação, América Latina, Mercosul Educacional, Higher Education, Teaching Quality, Unification, Latin America, Mercosul Educational.

Resumo

O expressivo crescimento numérico das instituições privadas de ensino superior na América Latina possibilita a formação de maior número de pessoas em nível superior, ampliando o contingente de indivíduos com este nível de escolaridade. A Declaração de Bolonha, caracterizada como um acordo firmado por diversos países europeus para unificação do ensino superior até o ano de 2010, ganha dimensões transatlânticas e chega à América Latina. Assim, no Mercosul, a proposta de unificação do ensino superior acontecerá por meio do Mercosul Educacional, priorizando, num primeiro momento, a mobilidade dos estudantes entre os países-membros. Ante o aumento da população com diplomação universitária e a unificação do ensino superior na América Latina, este trabalho apresenta duas preocupações principais: com o estabelecimento de padrões mínimos de qualidade capazes de viabilizar a unificação de um ensino de referência na América Latina e com uma formação do ser humano de caráter não apenas técnico, mas integral e crítico.

Biografia do Autor

Maria Idati Eiró Nogueira de Sá, USP

Mestre e Especialista em Marketing Nutricional pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da USP - FEA/USP; Doutoranda em Educação pelo Programa de Integração da América Latina da USP – PROLAM/USP. E-mail: idati@usp.br

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Publicado

2008-09-29

Como Citar

Nogueira de Sá, M. I. E. (2008). Unificação da Educação Superior na América Latina. Revista Cesumar – Ciências Humanas E Sociais Aplicadas, 13(2), 233–245. Recuperado de https://periodicos.unicesumar.edu.br/index.php/revcesumar/article/view/612

Edição

Seção

Artigos Originais