PATRIMÔNIO RURAL, PAISAGENS AGRÍCOLAS E CONSTRUÇÃO DA SUSTENTABILIDADE EM RIBEIRÃO DO EIXO (MG): A NECESSIDADE DA EDUCAÇÃO VOLTADA À REALIDADE CULTURAL DOS ESTUDANTES CAMPONESES

Autores

  • Vagner Luciano de Andrade
  • Veroni Friedrich

Palavras-chave:

Campesinato, Educação do Campo, Escola Camponesa

Resumo

No contexto sociopolítico brasileiro atual, é cada vez mais comum a submissão de comunidades e populações camponesas à realidade dos grandes centros urbanos. Esta é também a realidade de Ribeirão do Eixo, localidade rural do município de Itabirito, eixo sul de expansão urbana da Grande BH. Esta proximidade dos dois importantes polos urbanos é ampliada pela pressão do tráfego rodoviário da BR-040, por empreendimentos imobiliários, industriais e minerários, que contribuem demasiadamente para a perda da identidade local e descaracterização da paisagem natural, gerando expectativas fora daquela realidade, desvalorizando-a. A região espera pela definitiva preservação das Serras da Moeda e das Serrinhas, implantação de uma estrada parque entre as regiões do Pico e da Fábrica e um posto de fiscalização da Polícia Ambiental em conjunto com IEF, gestor de duas unidades de conservação na área. Além da importância ambiental, a região é detentora de paisagens culturais singulares ligadas à época do Brasil Colônia, principalmente aos primórdios auríferos. Neste sentido, o presente estudo propõe intervenções pautadas em princípios de identidade, sustentabilidade, agroecologia, ecoturismo, ruralidade e cultura que contribuam para a ressignificação e devida valorização ambiental e cultural da localidade por todos que nela vivem, trabalham, ou apenas passam períodos.

Biografia do Autor

Vagner Luciano de Andrade

Discente do Curso de Licenciatura em História (EAD) pelo Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR), Brasil

Veroni Friedrich

Mestre em História com concentração no tema “Patrimônio Cultural”. Docente da Educação Básica do Estado do Paraná e Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR), Brasil.

Referências

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Publicado

2018-07-04

Como Citar

Andrade, V. L. de, & Friedrich, V. (2018). PATRIMÔNIO RURAL, PAISAGENS AGRÍCOLAS E CONSTRUÇÃO DA SUSTENTABILIDADE EM RIBEIRÃO DO EIXO (MG): A NECESSIDADE DA EDUCAÇÃO VOLTADA À REALIDADE CULTURAL DOS ESTUDANTES CAMPONESES. Revista Cesumar – Ciências Humanas E Sociais Aplicadas, 23(1), 167–183. Recuperado de https://periodicos.unicesumar.edu.br/index.php/revcesumar/article/view/6259

Edição

Seção

Relatos de Caso ou Técnicas