A RELAÇÃO ENTRE A LITERATURA FANTÁSTICA E O DESENVOLVIMENTO DA IMAGINAÇÃO DO ADOLESCENTE
Palavras-chave:
Adolescente, Imaginação, Literatura FantásticaResumo
O presente artigo pretende analisar a literatura fantástica e seu auxílio no desenvolvimento da imaginação do adolescente. Com vistas a este objetivo, parte-se da importância da literatura de fantasia para os jovens, demonstrando que existe uma identificação do jovem com os heróis das narrativas fantásticas, bem como uma aproximação de seus conflitos cotidianos, psicológicos, biológicos e sociais com o monomito. Além disto, este artigo apresenta dados de uma pesquisa de campo realizada em escolas, uma pública e uma particular. A amostra coletada deu base para dois infográficos com informações sobre a média de leitura, as histórias mais lidas e conhecidas deste gênero e um panorama sobre a classe social dos estudantes entrevistados. Ao final é exposto como a literatura auxilia na imaginação do jovem, discorrendo sobre como o fantasiar é importante ao adolescente.Referências
AMARAL, V. L. do. Psicologia da educação. Natal: EDUFRN, 2007.
CAUSO, R. de S. Ficção científica, fantasia e horror no Brasil: 1875 a 1950. Belo Horizonte: Ed. da UFMG, 2003.
CAMPBELL, J. Bill Moyers: O poder do Mito. São Paulo: Palas Athena, 1990.
CARROL, L. As aventuras de Alice no País das Maravilhas. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2002.
DAHOUI, A.P. A Jornada do Herói, 2007. Disponível em: <http://www.roteirodecinema.com.br/manuais/jornadadoheroi.pdf>. Acesso em: 26 jun. 2016.
DOZOIS, G. “Introduction” to Modern Classics of Fantasy. New York: St. Martin’s Press, 1997.
HOUAISS, A.; VILLAR, M.S. Mini dicionário Houaiss de língua portuguesa. Rio de Janeiro: Objetiva, 2004.
GUILHERME, L. P. Harry Potter e a Jornada do Herói. Valinhos. Disponível em: <http://potterish.com/2014/08/harry-potter-e-a-jornada-do-heroi/>. Acesso em: 26 jun. 2016.
LAPLATINE, F.; TRINDADE, L.S. O que é imaginário. São Paulo: Brasiliense, 2003.
LEWIS, C.S. As Crônicas de Nárnia. São Paulo: Martins Fontes, 2005.
MEYER, S. Crepúsculo. Rio de Janeiro: Intrínseca, 2008.
PICCHIA, D.B.; BALIEIRO, C. Mulheres na jornada do herói: pequeno guia de viagem. São Paulo: Ágora, 2012.
PARADISO, S.R.; VILLIBOR, R.F. Teoria da Literatura. Maringá, PR: Centro Universitário de Maringá, 2014.
RAFAEL. Shareland. [Blog]. Top 10 livros mais lidos nos últimos 50 anos. Disponível em: <http://www.shereland.com/blog/livros/rodape/top10-livros-mais-lidos-nos-ultimos-50-anos>. Acesso em: 26 nov. 2015.
ROWLING, J.K. Harry Potter e a Pedra Filosofal. Rio de Janeiro: Rocco, 2000.
TAVELA, M.C.W. Literatura de massa na formação do leitor literário, 2010. Disponível em: <http://www.ufjf.br/darandina/files/2010/12/16-Literatura-de-massa-na-forma%-C3%A7%C3%A3o-do-leitor-liter%C3%A1rio.pdf>. Acesso em: 25 jun. 2012.
TELES, L. Jornal da Globo. 70% dos brasileiros não leram em 2014, diz pesquisa da Fecomercio-RJ. Rio de Janeiro. Disponível em: <http://g1.globo.com/jornal-da-globo/noticia/2015/04/70-dos-brasileiros-nao-leram-em-2014-diz-pesquisa-da-fecomercio-rj.html>. Acesso em: 26 nov. 2015.
TOLKIEN, J. R. R. O Senhor dos Anéis. São Paulo: Martins Fontes, 2001.
TORQUATO, M.C. O adolescente e o herói Harry Potter: um estudo sobre a identidade e formação de leitor. Criciúma: Unesc, 2009.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com o intuito de manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As opiniões emitidas pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade.Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizado pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. São permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualquer meio ou formato) e adaptação (remixar, transformar, e criar a partir do trabalho, mesmo para fins comerciais), desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.