A RELAÇÃO ENTRE A LITERATURA FANTÁSTICA E O DESENVOLVIMENTO DA IMAGINAÇÃO DO ADOLESCENTE

Autores

  • Silvio Ruiz Paradiso Centro Universitário de Maringá
  • Ana Claudia Chiarato Unicesumar

Palavras-chave:

Adolescente, Imaginação, Literatura Fantástica

Resumo

O presente artigo pretende analisar a literatura fantástica e seu auxílio no desenvolvimento da imaginação do adolescente. Com vistas a este objetivo, parte-se da importância da literatura de fantasia para os jovens, demonstrando que existe uma identificação do jovem com os heróis das narrativas fantásticas, bem como uma aproximação de seus conflitos cotidianos, psicológicos, biológicos e sociais com o monomito. Além disto, este artigo apresenta dados de uma pesquisa de campo realizada em escolas, uma pública e uma particular. A amostra coletada deu base para dois infográficos com informações sobre a média de leitura, as histórias mais lidas e conhecidas deste gênero e um panorama sobre a classe social dos estudantes entrevistados. Ao final é exposto como a literatura auxilia na imaginação do jovem, discorrendo sobre como o fantasiar é importante ao adolescente.

Biografia do Autor

Silvio Ruiz Paradiso, Centro Universitário de Maringá

Pós-Doutorado em Estudos Literários pela Universidade de São Paulo (USP). Docente do Centro Universitário de Maringá (UniCesumar), Brasil

Ana Claudia Chiarato, Unicesumar

Mestranda no Programa de Pós-graduação Stricto sensu Gestão do Conhecimento nas Organizações (PPGGO) UniCesumar, Maringá, PR, Brasil

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Publicado

2018-07-04

Como Citar

Paradiso, S. R., & Chiarato, A. C. (2018). A RELAÇÃO ENTRE A LITERATURA FANTÁSTICA E O DESENVOLVIMENTO DA IMAGINAÇÃO DO ADOLESCENTE. Revista Cesumar – Ciências Humanas E Sociais Aplicadas, 23(1), 47–62. Recuperado de https://periodicos.unicesumar.edu.br/index.php/revcesumar/article/view/6260

Edição

Seção

Artigos Originais