Satisfação dos Consumidores em Relação ao Ponto de Venda nos Supermercados de Nova Esperança, PR

  • Danilo Mulatti Alves Centro Universitário de Maringá – CESUMAR
  • Adriano Rogério Goedert Centro Universitário de Maringá – CESUMAR
Palavras-chave: Satisfação dos Consumidores, Supermercados, Ponto de Venda, Consumer Satisfaction, Supermarkets, Sales Stand.

Resumo

Atualmente os supermercados vêm sofrendo bastante com as mudanças ocorridas no comportamento do consumidor. Os pontos de venda dos supermercados tiveram que acompanhar essas mudanças para puderem satisfazer as necessidades dos consumidores, cada vez mais exigentes. Em função dessa observação, o projeto de pesquisa teve como objetivo principal a análise da satisfação dos consumidores em relação aos pontos de venda nos supermercados de Nova Esperança, Paraná. Foram entrevistadas trezentas e oitenta e oito pessoas que freqüentam os quatorze principais supermercados da cidade. Na análise dos resultados constatou-se que o consumidor de Nova Esperança tem uma visão heterogênea com relação aos pontos de venda dos seus principais supermercados, principalmente tratando-se de preço e oferta, que foram as variáveis consideradas de maior valor para a classe menos favorecida. Embora algumas estratégias de competitividade e satisfação de clientes ainda sejam relativamente desconhecidas pelos gerentes e proprietários dos supermercados, a variável satisfação apresentou um alto índice.

Biografia do Autor

Danilo Mulatti Alves, Centro Universitário de Maringá – CESUMAR
Discente do curso MBA Executivo e Administração com ênfase em Marketing no Centro Universitário de Maringá – CESUMAR. E-mail: supalves@homenett.com.br; supalves@speedbr.com.br
Adriano Rogério Goedert, Centro Universitário de Maringá – CESUMAR
Docente do curso de Administração no Centro Universitário de Maringá – CESUMAR. E-mail: adriano@cesumar.br; argoedert@uol.com.br
Publicado
2009-07-06
Seção
Artigos Originais