EDUCAÇÃO CONTINUADA EM ESCOLAS DE GOVERNO: USO DE ANDRAGOGIA NO DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS

Autores

  • Alessandra de Souza Santos Centro Universitário UNA
  • Frederico de Carvalho Figueiredo Centro Universitário UNA

Palavras-chave:

Andragogia, Competências, Educação Continuada, Escola de Governo

Resumo

A andragogia representa um caminho consolidado de desenvolvimento profissional e de lideranças, podendo ser integrada à adoção de um conjunto de práticas e comportamentos que visam à geração contínua de conhecimento a ser difundida por toda a organização. Enfatiza-se também a importância que tem ganhado a educação continuada e o desenvolvimento de competências no âmbito do serviço público em várias esferas e poderes. O presente trabalho teve por objetivo primordial aprofundar o conhecimento sobre a abordagem andragógica de ensino e aprendizagem com o intuito de demonstrar a importância do uso de uma abordagem andragógica para subsidiar uma futura implantação de programa curricular baseado no desenvolvimento de competências profissionais em Escolas de Governo, em um contexto de educação continuada. Objetivou-se, em específico, conceituar a educação continuada; conceituar andragogia, e demonstrar sua importância no aperfeiçoamento de adultos e no desenvolvimento de lideranças; apresentar o histórico e o papel das Escolas de Governo; e sugerir competências para o serviço público, com base na pesquisa bibliográfica sobre o tema. A pesquisa consistiu de um estudo com objetivo exploratório, abordagem qualitativa e a coleta de dados foi feita por meio de pesquisa bibliográfica e pesquisa documental.

Biografia do Autor

Alessandra de Souza Santos, Centro Universitário UNA

Mestranda em Gestão Social, Educação e Desenvolvimento Local (UNA-BH). Especialista em Educação Corporativa e Gestão do Conhecimento (Universidade Estácio de Sá), Especialista em Docência e Gestão do Ensino Superior (Universidade Estácio de Sá). Especialista em Gestão de Pessoas (Centro Universitário UNA-BH). Analista do Ministério Público do Estado de Minas Gerais, assessora do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional do Ministério Público do Estado de Minas Gerais, Escola Institucional do MPMG.

Frederico de Carvalho Figueiredo, Centro Universitário UNA

Doutor em Gestão Urbana (Pontifícia Universidade Católica do Paraná). Mestre em Administração (Universidade Federal de Lavras). Bacharel em Direito (Faculdades Milton Campos). Professor e pesquisador do Centro Universitário de Belo Horizonte. Professor do Centro Universitário UNA, no Programa de Pós-Graduação em Gestão Social, Educação e Desenvolvimento Local. Compõe a equipe de um dos membros da Corte do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais.

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Publicado

2018-07-04

Como Citar

Santos, A. de S., & Figueiredo, F. de C. (2018). EDUCAÇÃO CONTINUADA EM ESCOLAS DE GOVERNO: USO DE ANDRAGOGIA NO DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS. Revista Cesumar – Ciências Humanas E Sociais Aplicadas, 23(1), 27–46. Recuperado de https://periodicos.unicesumar.edu.br/index.php/revcesumar/article/view/6464

Edição

Seção

Artigos Originais