A Questão do Discurso Muito Presente nos Artefatos Culturais e suas Conseqüências na Sociedade “Narcisista”

Autores

  • Patricia Kley Padial UFMS

Palavras-chave:

Educação, Discurso, Artefatos culturais, Education, Discourse, Cultural Artifacts.

Resumo

O presente artigo busca analisar como a educação e os artefatos culturais permeiam o processo educacional, principalmente nas instituições de ensino, e como os discursos que são difundidos através dos programas de televisão, nos gibis, nos desenhos, na internet são assimilados pelas crianças, que não refletem sobre o que estão vendo, lendo, ouvindo. Para tanto, busca-se especificamente analisar como uma sociedade capitalista, que visa ao consumismo, utiliza-se dos artefatos culturais para ditar valores, regras, estereótipos a serem seguidos, e ainda como essas “regras” entram, são aceitas e/ou impostas em instituições que têm como compromisso, meta ou papel, fundamentalmente, promover a interação e as relações sociais e/ou culturais entre os indivíduos, especificamente entre as crianças, respeitando as diversidades culturais, étnicas, de gênero, religiosas e sociais.

Biografia do Autor

Patricia Kley Padial, UFMS

Graduanda de Pedagogia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS. E-mail: padialster@gmail.com

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Publicado

2008-09-29

Como Citar

Padial, P. K. (2008). A Questão do Discurso Muito Presente nos Artefatos Culturais e suas Conseqüências na Sociedade “Narcisista”. Revista Cesumar – Ciências Humanas E Sociais Aplicadas, 13(2), 191–198. Recuperado de https://periodicos.unicesumar.edu.br/index.php/revcesumar/article/view/650

Edição

Seção

Artigos Originais