Missão Civilizadora e Resistência Colonial: A Dicotomia do Sujeito na Conquista Espiritual (1639) de Antônio Ruiz de Montoya

  • Saul Bogoni UEM
  • Thomas Bonnici UEM
Palavras-chave: Outremização, Subjetificação, Resistência, Alterity, Subjectivity, Resistance.

Resumo

Paralelamente à colonização territorial na América, tanto por portugueses quanto por espanhóis, o trabalho de evangelização realizado pelos padres da Companhia de Jesus também teve um sentido de colonização religiosa. Pelo sistema adotado, visando a maior eficiência, é certo que os jesuítas exerceram sobre as populações ameríndias uma influência irresistível, que não teria o mesmo alcance se realizada pelas armas, como foram as tentativas dos colonos espanhóis e bandeirantes/portugueses. A estratégia visava conquistar pelo convencimento de que os sacerdotes só queriam lhes fazer o bem, que pregavam com palavras, mas também com obras num sentido espiritual. Através desse convencimento os ameríndios foram submetidos, “reduzidos” e, assim, “alterados” na essência de sujeito, este dividido entre o colonial e o colonizado. Esta dicotomia levou o ameríndio a reações contra o colonizador na busca de recuperar a subjetividade, sendo este o objeto da presente análise.

Biografia do Autor

Saul Bogoni, UEM
Docente da Rede Estadual de Ensino; Mestrando na Universidade Estadual de Maringá -UEM.
Thomas Bonnici, UEM
Doutor em Teoria da Literatura pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – UNESP; Docente da Universidade Estadual de Maringá – UEM.
Publicado
2008-06-25
Seção
Artigos Originais