COMÉRCIO ELETRÔNICO: O VAREJO VIRTUAL BRASILEIRO

Autores

  • Simone Cardoso Unicesumar
  • Márcia Hiroko Kawamoto Secretaria de Estado da Educação do Paraná - Núcleo R. de Educação Maringá
  • Ely Mitie Massuda UNICESUMAR/PPGCO/PPGPS/ICETI

DOI:

https://doi.org/10.17765/1516-2664.2019v24n1p117-134

Palavras-chave:

Vendas online, E-commerce, Business to Consumer.

Resumo

O comércio eletrônico tem se expandido no mundo nos mais diversos segmentos e o Brasil segue essa mesma tendência. Apesar do crescimento mundial do comércio eletrônico, poucos estudos são realizados, em especial sobre o Brasil. Como objetivo descrever evolução e características do varejo virtual brasileiro, a pesquisa foi realizada por meio de acesso aos periódicos científicos nas bases de dados do portal de periódicos da Capes, Emerald, EBSCO, Scopus, Scielo e Proquest, sem delimitação de data de publicação e em português. Também foram utilizados os relatórios que foram popularizados como Webshoppers. Verificou-se que as empresas de comércio eletrônico se concentram na região Sudeste e as categorias mais vendidas são dos setores de saúde, cosméticos e perfumaria além de moda e acessórios. Houve aumento nas vendas do varejo online mesmo em período de crise e instabilidade econômica.

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Publicado

2019-08-21

Como Citar

Cardoso, S., Kawamoto, M. H., & Massuda, E. M. (2019). COMÉRCIO ELETRÔNICO: O VAREJO VIRTUAL BRASILEIRO. Revista Cesumar – Ciências Humanas E Sociais Aplicadas, 24(1), 117–134. https://doi.org/10.17765/1516-2664.2019v24n1p117-134

Edição

Seção

Artigos Originais